Visita

Bispos da CNBB nordeste 2 dão início à Visita ad Limina

 Segundo a tradição, os bispos diocesanos e outros prelados visitam os sepulcros dos Apóstolos conservados na cidade italiana

Da Redação, com CNBB 

Foto : Site Oficial da CNBB NE2

O episcopado do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) deu início nesta segunda-feira, 16, à Visita ad Limina Apostolorum. Ao todo, serão cinco dias de reuniões com os dicastérios e organismos da Cúria Romana, celebrações nas basílicas papais e uma audiência com o Papa Francisco nesta sexta-feira, 20.

O Conselho Episcopal Regional Nordeste 2, designado com a sigla CONSER, reúne os membros da CNBB canonicamente domiciliados nas circunscrições eclesiásticas dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Visita ad limina Apostolorum significa no liminar, na soleira, nos limites ou estradas das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo. Segundo a tradição, os bispos diocesanos e outros prelados visitam os sepulcros dos Apóstolos conservados na cidade italiana.

Bispos, arcebispos e administrador diocesano da CNBB NE2 chegaram para  esse momento após uma semana de peregrinação por Assis, Laciano e San Giovanni Rotondo.

 Foram momentos de oração e partilha entre os pastores sobre a caminhada pastoral e espiritual de cada uma das 21 dioceses do Regional. Essa peregrinação a Roma acontece a cada cinco anos e estava prevista para 2020, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19. 

“Com o recente Motu Proprio Praedicate Evangelium, percebemos que, com a reforma da Cúria Romana, o papa deseja que os organismos da Cúria sejam instrumento de diálogo, de partilha de experiências, de correção de rumos, de aprendizado. Queremos, então, compartilhar nossa história eclesial e missionária vivida nestes últimos anos, especialmente as agruras e esperanças da travessia desse tempo de pandemia”, afirma o bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson.

Primeiros compromissos

A agenda começou com a celebração da Santa Missa no túmulo de São Pedro que fica na Basílica dedicada ao Apóstolo, às 7h30 no horário local (2h30 no horário de Brasília).

 Em seguida, às 10h15, os epíscopos se reuniram na Congregação para a Educação Católica e depois com a Congregação da Causa dos Santos.

O primeiro dia da Visita ad Limina foi concluída com um encontro entre os bispos da CNBB NE2 e representantes do Conselho Pontíficio para a Promoção da Nova Evangelização.

Agenda da Visita ad Limina

Terça-feira, 17 de maio:
7h30 – Missa na Arquibasílica de São João de Latrão
9h30 – Congregação para os Bispos
11h30 – Secretaria de Estado da Santa Sé
15h – Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos
16h30 – Comissão para a América Latina

Quarta-feira, 18 de maio:
7h30 – Santa Missa na Basílica de Santa Maria Maior
9h30 – Congregação para o Clero
11h – Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica
12h – Congregação para a Doutrina da Fé
17h – Dicastério para a Comunicação

Quinta-feira, 19 de maio:
7h45 – Santa Missa na Basílica de São Paulo Extramuros
10h – Dicastério para os Leigos, Família e Vida
11h30 – Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral
15h – Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica
16h30 – Pontíficia Comissão para a Tutela dos Menores

Sexta-feira, 20 de maio:
10h30 – Audiência com o Papa Francisco

No encontro com o Pontífice, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos. A visita ad Limina, para as Igrejas diocesanas é ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo