Órgão de segurança

Papa preside Missa para Corpo da Gendarmaria Vaticana

Órgão encarregado pela segurança completa mais de dois séculos de serviço ao Papa e à Igreja

Da Redação, com Rádio Vaticano

Na manhã deste domingo, 24, antes da oração do Angelus, o Papa Francisco presidiu uma Missa diante da Gruta de Lourdes, nos Jardins Vaticanos, pela festa do Corpo da Gendarmaria Vaticana, que completa 201 anos de serviço ao Santo Padre e à Igreja e cujo patrono é São Miguel Arcanjo, celebrado em 29 de setembro. Trata-se do órgão encarregado pela segurança e as relações com as outras forças militares, italianas e estrangeiras.

A homilia do Papa partiu da exortação do profeta Isaías: procurar o Senhor e mudar de vida, converter-se. Francisco destacou que é preciso fazer isso, procurar Deus, mas o importante é que Deus procura o homem e um exemplo disso está na parábola do Evangelho de hoje: Deus sai à procura do homem, é o patrão que durante o dia, desde as primeiras horas da manhã até a noite, não se cansa de a ir à praça procurar trabalhadores para sua vinha. “Ele sai de si mesmo para nos procurar, e tanto saiu de si mesmo que enviou seu Filho para nos procurar”, disse.

O Papa enfatizou que o amor de Deus pelo homem é como o amor do pai pelo filho pródigo, que todos os dias subia ao terraço para ver se seu filho estava voltando. “Este é o coração do nosso Deus: sempre nos espera”, acrescentou, frisando que Deus sempre dá o primeiro passo em direção ao homem, respeitando sua liberdade e esperando com humildade.

Finalizando a homilia, Francisco se dirigiu a todos os gendarmes presentes na celebração com suas famílias. “O Senhor, neste feliz dia para vocês, conceda-lhes essa graça. Também a mim. A todos. A graça de ter a certeza de que Ele está sempre à porta, esperando que eu a abra um pouquinho para entrar. E não ter medo: quando o filho pródigo encontrou o pai, o pai desceu do terraço e foi ao encontro do filho. Aquele homem idoso caminhava depressa, e o Evangelho diz que quando o filho começou a falar: “Pai, eu pequei …” ele não o deixou falar; abraçou-o, beijou-o … Isto é o que nos espera se abrimos um pouquinho a porta: o abraço do Pai”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo