Prefácio de livro

Papa pede solidariedade universal para cuidado da casa comum

Publicado o prefácio do Papa no e-book Laudato si’ Reader, obra que reúne reflexões sobre a encíclica dedicada ao cuidado da casa comum

Da Redação, com Vatican News

/ Foto: Yavor Punche -Unsplash

O Portal Vatican News publicou este domingo, 31, o prefácio do Papa Francisco no e-book “Laudato si’ Reader. Uma Aliança de Atenção à Nossa Casa Comum”. A obra é publicada pela LEV por ocasião da Cop26 e reúne reflexões de pessoas e comunidades de todo o mundo sobre as mensagens da encíclica Laudato si’.

No texto, Francisco recorda a publicação da encíclica, sobre o cuidado da Casa comum, há seis anos. “Estou cheio de gratidão porque a mensagem urgente da Laudato si’ ecoou em importantes declarações e especialmente em ações de outras tradições religiosas sobre a nossa vocação de ser guardiães da criação de Deus”.

Leia também
.: Ano Laudato Si termina e Igrejas locais apresentam frutos
.: Vaticano apresenta a Plataforma de Ação Laudato si’

O Santo Padre destaca que a encíclica é um apelo global a ser guardião da Casa comum. Nesse sentido, parabeniza o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral pela iniciativa de reunir reflexões de pessoas e comunidades de todo o mundo sobre as mensagens da Laudato si’.

O agravo da situação com a pandemia

Na Laudato si’, o Papa fala sobre o “grito da Terra e o Grito dos Pobres” como consequência da incapacidade humana de cuidar da Casa comum. Segundo o Pontífice, isso foi recentemente ampliado pela emergência da pandemia de covid-19.

“Entretanto, não esqueçamos que as crises também são janelas de oportunidade: são ocasiões para reconhecer e aprender com os erros do passado”, escreve o Papa. Ele destaca que este é um momento para “mudar de marcha”, mudar os maus hábitos, buscando ações conjuntas para um futuro justo e equitativo.

“É hora de desenvolver uma nova forma de solidariedade universal baseada na fraternidade, no amor, na compreensão recíproca: uma solidariedade que valoriza mais as pessoas do que o lucro, que busca novas formas de entender o desenvolvimento e o progresso. E assim, a minha esperança e a minha oração é que não saiamos desta crise da mesma forma como entramos! (…) Agora é momento de agir, e agir juntos!”, conclui.

Como acessar o e-book

O texto, que reúne reflexões e relatórios sobre a recepção da encíclica em todo o mundo, pode ser baixado gratuitamente a partir de 12 de novembro pelo Vatican News, LEV e pelo site do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, promotor da publicação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo