Resistir a represálias

Papa pede que vítimas de violência sejam construtoras de paz

Santo Padre enviou mensagem para encontro “Paz e Reconciliação”, que reúne os vencedores do Prêmio Nobel da Paz

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco enviou uma mensagem para o encontro Paz e Reconciliação, em curso em Bogotá, na Colômbia, de 2 a 5 de fevereiro. Esta é a 16ª Cúpula Mundial de vencedores do Prêmio Nobel da Paz.

Na mensagem, assinada pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, o foco do Papa foram as vítimas da violência. Francisco as convida a serem construtoras da paz. “Quando as vítimas resistem à vingança, promovem o diálogo e a verdadeira reconciliação”.

Acesse
.: Mensagem do Papa para Dia Mundial da Paz 2017

“O Papa exorta a promover o acordo e o diálogo entre os povos; e de modo especial, está confiante nos esforços da Colômbia neste sentido, que podem inspirar todas as comunidades a superar as divisões a fim de que as vítimas da violência sejam capazes de resistir a tentações como represálias e se tornem construtoras de paz”.

Esta é a primeira vez que esta cúpula se realiza na América Latina. Mais de 30 personalidades e organizações premiadas estão presentes, compactos ao apoiar os acordos de paz entre o governo da Colômbia e a ex-guerrilha das FARC.

Na abertura do evento, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, último ganhador do Nobel, afirmou que é preciso mudar o discurso de terrorismo e rejeição aos imigrantes.

Em 52 anos, a guerra na Colômbia causou 260.000 mortos, mais de 60.000 desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados. O conflito envolveu cerca de três dezenas de grupos de guerrilha de esquerda, entre os quais as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que assinaram um acordo de paz com o governo no final de novembro, e o Exército de Libertação Nacional (ELN), último grupo rebelde ainda ativo, que deve iniciar negociações com as autoridades no próximo dia 8 de fevereiro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo