Papa pede esforços para que todos os fiéis leiam a Bíblia

Na audiência com membros da Aliança Bíblica Nacional, Papa manifestou desejo de que todos os cristãos conheçam a Palavra de Deus

Jéssica Marçal
Da Redação

papa_ler a bíbliaO Papa Francisco recebeu em audiência nesta segunda-feira, 29, membros da Aliança Bíblica Universal para a apresentação da Bíblia em língua italiana “Palavra do Senhor – a Bíblia Interconfessional em língua corrente”.

Francisco manifestou seu desejo de que todos os cristãos possam aprender a “sublime ciência de Cristo” com a leitura assídua da Palavra de Deus. Isso porque, conforme ele destacou, o texto sagrado é alimento da alma e fonte pura e perene da vida espiritual.

“Devemos, então, fazer todo esforço para que cada fiel leia a Palavra de Deus, porque a ‘ignorância das Escrituras, de fato, é ignorância de Cristo’, como diz São Jerônimo”.

O Papa partilhou com os presentes um pouco de sua experiência, como a tradução preparada por evangélicos e católicos da Bíblia no idioma argentino. Trata-se de uma linguagem verdadeira e próxima ao povo, facilitando a compreensão por pessoas simples.

“Nas missões que fazíamos nas paróquias em Buenos Aires, íamos sempre à Sociedade Bíblica para comprar estas traduções. Davam-me um bom desconto! Entregávamos a Bíblia ao povo e o povo entendia. Entendia! Foi um esforço belo e me agrada que agora esteja disponível em italiano, porque assim o povo pode entender relatos e expressões que, se traduzidos literalmente, não podem ser entendidos”.

Francisco considerou a preparação de uma versão interconfessional como um esforço particular significativo, pensando em como os debates em torno da Escritura influíram nas divisões, de forma especial no ocidente. Segundo ele, este projeto interconfessional deu a oportunidade de traçar um caminho comum, confiando o coração aos outros companheiros de estrada, superando desconfianças.

O Santo Padre terminou seu discurso agradecendo e encorajando o trabalho feito pela Aliança Bíblica Universal. “Encorajo-vos a prosseguirem neste caminho percorrido, para fazer conhecer sempre melhor e para fazer compreender sempre mais profundamente a Palavra de Deus vivo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo