Apelo

Papa pede cuidado médico e espiritual aos doentes

Francisco recorda a proximidade do Dia Mundial do Doente, que será celebrado nesta sexta

Da Redação

Dia Mundial do Doente é celebrado em 11 de fevereiro / Foto: Arquivo Canção Nova

A proximidade do Papa Francisco a todos os doentes, por ocasião da data mundial que será celebrada nesta sexta-feira, 11. Após a catequese de hoje, o Pontífice recordou o Dia Mundial do Doente, expressando suas orações não só por eles, mas por todos os que cuidam deles.

“Gostaria de lembrar os nossos queridos doentes para que a todos sejam assegurados os cuidados médicos e o acompanhamento espiritual. Rezemos por esses nossos irmãos e irmãs, por suas famílias, pelos agentes de saúde e pastorais, e por todos aqueles que cuidam deles.”

A mensagem oficial de Francisco para a data deste ano foi publicada em 4 de janeiro passado. Com o tema “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” e lema “Colocar-se ao lado de quem sofre num caminho de caridade”, Francisco traz o foco no doente como pessoa, para além da doença.

“O doente é sempre mais importante do que a sua doença, e por isso qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir da escuta do paciente, da sua história, das suas ansiedades, dos seus medos”.

O Dia Mundial do Enfermo foi instituído por São João Paulo II há 30 anos. A proposta é sensibilizar o povo de Deus, as instituições sanitárias católicas e a sociedade civil para a solicitude com os enfermos e quantos cuidam deles. A data é celebrada no dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos doentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo