Celebração eucarística

Papa ordena 16 sacerdotes em Missa com 100 mil fiéis em Daca

Na homilia, Papa exortou os recém-ordenados a serem motivo de alegria para os fiéis e pediu que os fiéis rezem por seus sacerdotes

Da Redação, com Rádio Vaticano 

O Papa Francisco presidiu nesta sexta-feira, 1º, a Missa em Daca, Bangladesh, em sua visita apostólica. Ele ordenou 16 novos sacerdotes e 100 mil fiéis participaram da celebração, segundo as autoridades. A pequena comunidade católica neste país de maioria muçulmana é de 500 mil pessoas, 0,2% da população.

“Seja o vosso ensino alimento para o povo de Deus, e o vosso viver motivo de alegria para os fiéis de Cristo, para edificardes, pela palavra e pelo exemplo, a casa que é a Igreja de Deus”, foi a exortação do Papa aos novos sacerdotes. Dez deles são diocesanos, um é dos Oblatos de Maria e 5 são da Congregação da Santa Cruz. Em preparação a este momento, os ordenados participaram, de 14 a 20 de novembro, de um retiro de oração.

Acesse
.: Íntegra da homilia
.: Notícias sobre a viagem do Papa a Bangladesh

Todos os 16 diáconos estudaram no Seminário Maior do Espírito Santo, único seminário de Bangladesh, e que atualmente acolhe 400 estudantes, uma situação contra a tendência em relação ao panorama ocidental e europeu, onde se verifica uma diminuição das vocações religiosas.

A homilia foi pronunciada em italiano, com tradução simultânea em bengali nos telões espalhados pelo Suhrawardy Udyan Park. O local era um antigo hipódromo, onde o “Pai da Nação”, o Xeique Mujibur Rahman, pronunciou um discurso histórico antes da guerra de 1971. Ali se deu a rendição do exército do Paquistão.

A homilia

Francisco lembrou que Cristo escolheu alguns discípulos para desempenhar na Igreja, em seu nome, o ministério sacerdotal em favor dos homens. Os presbíteros são, assim, chamados ao serviço do povo de Deus, constituídos cooperadores dos bispos e associados a eles na missão sacerdotal. 

Aos novos sacerdotes, o Papa deixou uma indicação: “Meditando na lei do Senhor, procurai crer o que ledes, ensinar o que credes e viver o que ensinais”. Ele acrescentou ainda a tarefa de santificar. 

“Pelo vosso ministério se realiza plenamente o sacrifício espiritual dos fiéis, unido ao sacrifício de Cristo, que, juntamente com eles, é oferecido pelas vossas mãos sobre o altar, de modo sacramental, na celebração dos santos mistérios. Tomai, pois, consciência do que fazeis, imitai o que realizais. Celebrando o mistério da morte e da ressurreição do Senhor, esforçai-vos por fazer morrer em vós todo o mal e por caminhar na vida nova”.

Na conclusão da homilia, o Papa dirigiu-se de forma espontânea aos fiéis bengaleses agradecendo por participarem dessa grande festa de Deus na ordenação dos novos sacerdotes. “Sei que muitos de vocês vieram de longe, com uma viagem de mais de dois dias. Obrigado por esta generosidade! Isto mostra o amor que vocês têm pela Igreja, isto mostra o amor que vocês têm por Jesus Cristo. Muito obrigado!”.

Aos fiéis, o Papa deixou ainda a recomendação de que sempre rezem por seus sacerdotes, em especial pelos recém-ordenados. O Papa destacou que é responsabilidade de todos apoiar os sacerdotes. 

“Alguém de vocês poderia me perguntar: “Mas, padre, como se faz para apoiar um sacerdote?”. Confiem em sua generosidade. O coração generoso que vocês têm dirá como apoiar os sacerdotes. Mas o primeiro sustento do sacerdote é a oração. O povo de Deus – isto é, todos – apoia o sacerdote com a oração. Não se cansem nunca de rezar pelos seus sacerdotes. Eu sei que vocês farão isto. Muito obrigado!”.

Antes de conceder a benção final, o Papa foi saudado pelo arcebispo de Daca, Cardeal Patrick D’Rozario. Ao sair da Sacristia, ele saudou brevemente os Cardeis e Bispos da região.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo