Solidariedade

Papa: o Natal é uma festa capaz de remover as barreiras da indiferença

Santo Padre recebeu organizadores do concerto de Natal no Vaticano, que será em prol de crianças da República Democrática do Congo e da Argentina

Da Redação, com Rádio Vaticano

Concerto de Natal no Vaticano será em 16 de dezembro / Imagem: Rádio Vaticano

A 25ª edição do Concerto de Natal no Vaticano, neste sábado, 16, recolherá fundos para ajudar projetos educativos envolvendo crianças da República Democrática do Congo e da Argentina. Cerca de 180 artistas e organizadores do evento foram recebidos pelo Papa Francisco nesta sexta-feira, 15, ocasião em que o Papa manifestou seu agradecimento e apreço pelo trabalho desenvolvido.

O empenho dos organizadores e aqueles que assistirão ao concerto – disse Francisco agradecido – é uma demonstração de “sensibilidade às necessidades” daqueles que mais precisam de ajuda e solidariedade.

“O Natal é uma festa sentida, participada, capaz de aquecer os corações mais frios, de remover as barreiras da indiferença em relação ao próximo, de encorajar à abertura ao outro e ao dom gratuito. Porque também hoje há a necessidade de difundir a mensagem de paz e de fraternidade precisamente no Natal; existe a necessidade de representar este acontecimento exprimindo os sentimentos autênticos que o animam”.

E a arte – enfatizou o Papa –“é um formidável meio para abrir as portas da mente e do coração ao verdadeiro significado do Natal”.

O Santo Padre acrescentou ainda que a criatividade e a genialidade dos artistas com as suas obras, também com a música e o canto, “conseguem chegar aos registros mais íntimos da consciência”.

Ao concluir concedendo a sua benção, Francisco fez votos de que o Concerto de Natal no Vaticano “possa ser uma ocasião para semear a ternura, a paz e a acolhida, que brotam da gruta de Belém”.

O evento que será realizado na Sala Paulo VI tem o apoio da Congregação para a Educação Católica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo