PAZ

Papa: o mundo precisa de pessoas consagradas como artífices da paz

O Santo Padre se dirige à União dos Superiores Gerais na conclusão de sua Assembleia com uma reflexão sobre o que significa ser um pacificador e sobre a importância de promover a sinodalidade

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco no discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2021 / Foto: Reprodução Youtube Vatican Media

Ser pacificadores é um chamado particularmente urgente em um mundo fragmentado por guerras e divisões. “É uma responsabilidade de todos e de todos”, disse o Papa Francisco aos religiosos reunidos no Vaticano na manhã de sábado, 26, lembrando que se trata especialmente de pessoas consagradas.

Em declarações preparadas, destacou que o tema da recém-concluída Assembleia da União dos Superiores Gerais (USG), “Chamados a serem artífices da paz”, e que a reflexão foi baseada na encíclica Fratelli tutti, o Pontífice falou sobre a paz que Jesus dá e como ela difere da paz que o mundo dá.

Nestes tempos, quando ouvimos a palavra “paz”, pensamos sobretudo numa situação de não guerra ou de fim de guerra, um estado de tranquilidade e bem-estar.

Isso, disse o Sucessor de Pedro, “não corresponde totalmente ao significado da palavra hebraica shalom, que, no contexto bíblico, tem um significado mais rico”.

A paz de Jesus

O Papa explicou que a paz de Jesus é “antes de tudo o seu dom, fruto da caridade, nunca é uma conquista do homem”.

Faz parte do “conjunto harmonioso das relações com Deus, consigo mesmo, com os outros e com a criação.

“A paz é também a experiência da misericórdia, do perdão e da benevolência de Deus, que nos torna capazes, por nossa vez, de exercer a misericórdia, o perdão, rejeitando todas as formas de violência e opressão”.

Por isso, continuou, a paz de Deus como dom é inseparável de sermos construtores e testemunhas da paz. “Funda-se no reconhecimento da dignidade da pessoa humana e exige uma ordem para a qual contribuem inseparavelmente a justiça, a misericórdia e a verdade”.

Um processo que dura ao longo do tempo

Encorajando os religiosos a se tornarem mestres do ofício da pacificação — “um ofício a ser praticado com paixão, paciência, experiência, tenacidade, porque é um processo que dura no tempo” — o Papa disse que não é um produto industrial que se realiza mecanicamente, mas precisa da hábil intervenção do homem.

“[A paz] não se constrói em série, apenas com desenvolvimento tecnológico, mas requer desenvolvimento humano. É por isso que os processos de paz não podem ser delegados a diplomatas ou militares: a paz é responsabilidade de todos e de todos”.

Exortou os presentes a se comprometerem a semear a paz com ações cotidianas, com atitudes e gestos de serviço, fraternidade, diálogo e misericórdia, e os lembrou de invocar incessantemente o dom da paz em suas orações.
Disse-lhes que começassem em suas próprias comunidades, “construindo pontes e não muros dentro e fora da comunidade”.

“O mundo também precisa de nós consagrados como artífices da paz!”

Sinodalidade

O Santo Padre seguiu dizendo que esta reflexão sobre a paz leva a considerar outro aspecto característico da vida consagrada: “a sinodalidade, este processo no qual todos somos chamados a entrar como membros do povo santo de Deus”.

As pessoas consagradas, acrescentou, são especialmente chamadas a participar dela, “já que a vida consagrada é sinodal por sua própria natureza”, observando que suas próprias estruturas (capítulos, visitas fraternas e canônicas, assembléias, comissões e outras próprias de cada um institutos) podem promover a sinodalidade.

O serviço da autoridade

Agradecendo a quem oferece a sua contribuição neste caminho, o Papa sugeriu que poderia ser necessário rever a forma como se exerce o “serviço de autoridade” e advertiu contra as formas autoritárias e por vezes despóticas “com abusos de consciência ou abusos espirituais que também são terreno fértil para o abuso sexual, porque as pessoas e seus direitos não são mais respeitados”.

Francisco falou do risco de que a autoridade seja exercida como um privilégio, “para quem a detém ou para quem a apoia”, e disse que isso pode fomentar uma espécie de anarquia, “que tanto dano causa à comunidade”.

O serviço da autoridade, disse, deve ser exercido em estilo sinodal, “respeitando o direito próprio e as mediações que ele prevê, para evitar o autoritarismo e os privilégios”, “favorecendo assim um clima de escuta, respeito pelos outros, diálogo, participação e compartilhar”.

As pessoas consagradas, com o seu testemunho, podem trazer muito à Igreja neste processo de sinodalidade que estamos a viver. Desde que sejam os primeiros a vivê-lo: caminhar juntos, escutar-se, valorizar a variedade dos dons, ser comunidades acolhedoras.

Finalmente, o Papa Francisco defendeu os processos que permitem a formação e a renovação geracional na liderança dos institutos e disse que “a reorganização ou reconfiguração do instituto deve ser feita sempre com vistas à salvaguarda da comunhão”.

“A esse respeito, é importante que os superiores tenham cuidado para evitar que qualquer pessoa não esteja bem ocupada, porque isso não só prejudica os súditos, mas também gera tensões na comunidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo