Papa nomeia membros do Conselho para a Economia

Santa Sé explica que os membros nomeados são de vários lugares diferentes, o que mostra a universalidade da Igreja

Rádio Vaticano

Papa nomeia membros do Conselho para a EconomiaO Papa Francisco nomeou, neste sábado, 8, os membros do Conselho para a Economia. Trata-se de oito cardeais e sete especialistas leigos.

Os cardeais são: Reinhard Marx (coordenador), arcebispo de Munique e Frisinga; Juan Luis Cipriani Thorne, arcebispo de Lima; Daniel N. Di Nardo, arcebispo de Galveston-Houston; Wilfrid Fox Napier, arcebispo de Durban; Jean-Pierre Ricard, arcebispo de Bordeaux; Norberto Rivera Carrera, arcebispo de Cidade do México; John Tong Hon; Bispo de Hong Kong e Agostino Vallini, vigário do Papa para a Diocese de Roma.

Os leigos são: Joseph F.X. Zahra (Malta), Jean-Baptiste de Franssu (França), John Kyle (Canadá), Enrique Llano Cueto (Espanha), Jochen Messemer (Alemanha), Francesco Vermiglio (Itália) e George Yeo (Cingapura).

“Os Cardeais Cipriani Thorne, Wilfrid Fox Napier, Norberto Rivera Carrera, Jean-Pierre Ricard, John Hong Ton, Agostino Vallini, assim como o Cardeal George Pell, novo Prefeito da Secretaria para a Economia, eram todos membros do Conselho dos Quinze que deixou de existir. O Conselho dos Quinze tratava especificamente dos problemas econômicos e organizacionais da Santa Sé”, ressalta numa nota o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

O Cardeal Reinhard Marx e o Cardeal Pell são membros do Conselho de Cardeais para a reforma da Constituição Apostólica Pastor Bonus e para auxiliar o Santo Padre no governo universal da Igreja, informou o porta-voz vaticano.

“As relações entre o Conselho e a Secretaria para a Economia serão definidas pelos estatutos. O Conselho é um órgão que tem autoridade própria e não um mero órgão consultivo da Secretaria para a Economia”, sublinhou ainda o jesuíta.

A Santa Sé informa ainda que a proveniência de várias áreas geográficas dos membros nomeados para o Conselho mostra, como exigido pelo Motu proprio Fidelis dispensator et prudens, a universalidade da Igreja.

“A criação do Conselho para Economia é um passo fundamental para a consolidação das estruturas atuais administradas pela Santa Sé, a fim de melhorar a coordenação e supervisão sobre as questões econômicas e administrativas”.

O Conselho já está em função. A sua primeira reunião está prevista para o próximo mês de maio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo