Santa Sé

Papa nomeia bispo brasileiro como vice-camerlengo

Dom Ilson de Jesus Montanari foi nomeado pelo Papa Francisco vice-camerlengo da Santa Romana Igreja

Da redação, com VaticanNews

Dom Ilson de Jesus Montanari / Foto: Arquidiocese de Ribeirão Preto

O Papa Francisco nomeou nesta sexta-feira, 1º, como vice-camerlengo da Santa Romana Igreja o brasileiro Dom Ilson de Jesus Montanari, arcebispo titular de Capocilla e secretário da Congregação dos Bispos.

Dom Montanari trabalhará ao lado do cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que o Pontífice, em 14 de fevereiro de 2019, nomeou Camarlengo, ou seja, o encarregado de cuidar e administrar os bens e direitos temporais da Santa Sé durante a Sé Vacante e de verificar a morte do Pontífice.

Outras nomeações

Neste dia 1º de maio, o Papa nomeou também dom Mitja Leskovar, Núncio Apostólico no Iraque, Conselheiro de Nunciatura, elevando-o ao mesmo tempo à Sé titular de Benevento, com a dignidade de arcebispo. Nascido em 3 de janeiro de 1970, em Kranj, Eslovênia, foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1995. Entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 2001 e trabalhou na representação pontifícia no Bangladesh, na Seção para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado e nas representações pontifícias na Alemanha e na Índia.

Novidade também no âmbito da Ordem dos Bispos. O Papa Francisco, na audiência concedida ao Substituto para os Assuntos Gerais em 14 de abril de 2020, decidiu cooptar para a Ordem dos Bispos, equiparando-o, em todos os aspectos, aos cardeais que receberam o título de uma Igreja suburbicária, o cardeal Luis Antonio G. Tagle, com o título de São Felice da Cantalice em Centocelle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. A decisão entra em vigor hoje, 1º de maio.

O Santo Padre também promoveu o cardeal Beniamino Stella, prefeito da Congregação para o Clero, à Ordem dos Bispos, dando-lhe o título de Igreja Suburbicária de Porto-Santa Rufina.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo