Foi Bento XVI quem postou o primeiro tweet; hoje, conta oficial do Papa no Twitter, nos 9 idiomas, ultrapassa 53 milhões de seguidores
Da Redação
Há 10 anos, em 12 de dezembro de 2012, acontecia o primeiro post de um Papa no Twitter na conta @Pontifex. Na época, foi o então Papa Bento XVI a postar a mensagem na conta oficial do Pontífice.
“Queridos amigos, é com alegria que entro em contato convosco via Twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração vos abençoo a todos”, escreveu o então Pontífice.
Em junho de 2011, Bento XVI havia feito um tweet na conta @news.va , por ocasião do lançamento do portal de notícias do Vaticano – www.news.va. Depois, foi anunciada a conta oficial do Pontífice no microblog. A Santa Sé explicou na época que “a presença do Papa no Twitter é uma expressão concreta de sua convicção de que a Igreja deve estar presente no mundo digital”.
O primeiro tweet do Papa Francisco, que foi eleito Papa em 13 de março de 2013, foi no dia 17 de março do mesmo ano. “Queridos amigos, de coração vos agradeço e peço para continuardes a rezar por mim. Papa Francisco”, escreveu no perfil de língua portuguesa @Pontifex_pt.
Hoje, por ocasião dos 10 anos, o Papa Francisco utilizou a conta para agradecer a todos que o seguem ali. “Obrigado a quem me segue nesta conta, nascida há 10 anos para anunciar também aqui a alegria do Evangelho. Continuemos a tecer juntos uma rede de espaço livre para favorecer o encontro e o diálogo e valorizar o que nos une.”
Mais de 53 milhões de seguidores
Segundo o vice-diretor editorial do Vatican Media, Alessandro Gisotti, hoje a conta no Twitter do Papa Francisco, nos nove idiomas, superou os 53 milhões de seguidores. A informação foi divulgada por Gisotti em seu twitter (@AGisotti) nesta segunda-feira, 12. Só na conta em português (@Pontifex_pt) são 5,1 milhões de seguidores.
Gisotti traz outro dado sobre a presença do Pontífice nas redes sociais. O Instagram @Franciscus foi aberto em 2016 e tem quase nove milhões de seguidores. “O continente digital, território de missão”, escreveu Gisotti.
O Papa Francisco tem uma presença frequente no Twitter, postando mensagens que trazem trechos de seus documentos, discursos ou pequenas reflexões para ajudar os fiéis na caminhada de fé.