Regina Coeli

Papa no Regina Coeli: O Evangelho é sempre atual com o Espírito

Papa pede aos fiéis que se abram à ação do Espírito Santo e o invoquem dizendo assim: Vinde, Espírito Santo, recordai-me Jesus, iluminai meu coração

Da Redação, com Vatican News 

Foto: Daniel Iba�ez – CNA Images

Após a celebração da missa de Pentecostes na Basílica Vaticana, o Papa Francisco rezou com os fiéis na Praça São Pedro a oração do Regina Coeli.

O Pontífice explicou o significado desta Solenidade, que recorda a efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos 50 dias após a Páscoa.

O Evangelho deste domingo narra uma das promessas que Jesus deixou: “O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará o que vos tenho dito” (Jo 14,26).

O Papa concentrou-se nas duas ações mencionadas, ensinar e recordar. E afirma ser desta forma que o Espírito faz entra nos corações, conforme cita o Evangelho.

“Antes de tudo, o Espírito Santo ensina. Mas fica a pergunta: o que o Evangelho pode nos dizer na era da internet e da globalização?”, perguntou.

De fato, pode surgir a dúvida de que entre o Evangelho e a vida de cada dia existe muita distância, pois Jesus viveu há dois mil anos, eram outros tempos, outras situações. Mas o Espírito Santo é especialista em colmar distâncias, ele ensina a cada um a superá-las.

“É Ele que liga o ensinamento de Jesus com todos os tempos e cada pessoa. Com Ele, as palavras de Cristo se tornam vivas, hoje! Sim, o Espírito as torna vivas para nós: através da Sagrada Escritura nos fala e nos guia no presente.”

De volta ao coração

Corre-se o risco de fazer da fé uma peça de museu, mas Ele, ao invés, a coloca em sintonia com os tempos. E o faz justamente através da memória. Eis aqui o segundo verbo, re-cordar, ou seja, levar de volta ao coração, como aconteceu com os Apóstolos. Eles ouviram Jesus falar tantas vezes, mas com Pentecostes passaram de um conhecimento exterior a uma relação viva, convicta e alegre com o Senhor.

“É o Espírito que faz isso, fazendo passar do ouvir dizer ao conhecimento pessoal de Jesus, que entra no coração”, explicou.

O remédio é invocar o Espírito Santo: “Façamos isso sempre, sobretudo nos momentos importantes, antes de tomar decisões difíceis. Peguemos o Evangelho e invoquemos o Espírito, dizendo assim: ‘Vinde, Espírito Santo, recordai-me Jesus, iluminai meu coração’, disse Francisco, pedindo aos fiéis que repetissem a frase.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo