ORAÇÃO MARIANA

Papa no Regina Coeli: o Espírito Santo nos corrige e nos defende

Na oração dominical do Regina Coeli deste domingo, 14, Francisco refletiu sobre a obra consoladora do Espírito Santo, dizendo que o Espírito de Deus gentilmente corrige nossos erros como um amigo fiel enquanto nos defende de falsas acusações

Da redação, com Vatican News

O Santo Padre refletiu sobre a presença do Paráclito entre os fiéis / Foto: Vatican Media­Handout via Reuters

O Papa Francisco rezou a tradicional oração mariana da Páscoa do Regina Coeli neste domingo, 14, com os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro. Em suas reflexões sobre o Evangelho do 6º Domingo de Páscoa, o Pontífice observou que Jesus chama o Espírito Santo de “Parácleto”, que significa “consolador e advogado ao mesmo tempo”.

“Isso significa que o Espírito Santo não nos deixa sozinhos”, disse o Santo Padre. “Ele está perto de nós, como um advogado que assiste o acusado, estando ao seu lado”.

Orientação gentil de nosso companheiro para a vida

Centrando-se primeiro na “proximidade” do Espírito para conosco, o Sucessor de Pedro disse que o Paráclito nunca nos abandona, mas é nosso “companheiro de vida, uma presença estável”. O Espírito, acrescentou, permanece conosco porque “Ele realmente nos ama, em vez de simplesmente fingir que nos ama”.

E porque o Espírito de Deus nos ama, age como um amigo verdadeiro e fiel, que nos traz o perdão e a força de Deus enquanto também nos corrige quando cometemos erros.

“Quando Ele coloca nossos erros diante de nós e nos corrige, Ele o faz com delicadeza — em Sua voz que fala ao coração, há sempre o timbre da ternura e o calor do amor”, disse o Papa.

As correções do Espírito, acrescentou, nunca vêm de forma a nos humilhar ou instilar desconfiança. “Em vez disso, Ele transmite a certeza de que sempre podemos ter sucesso com Deus.”

Defesa contra detratores

O Papa passou a refletir sobre o segundo aspecto do Espírito Santo: sua ação como nosso “advogado”.

O Paráclito defende-nos daqueles que nos acusam, e também “de nós mesmos quando não nos apreciamos e nos perdoamos”.

O Espírito também está ao nosso lado quando o mundo quer nos afastar ou quando o diabo — o “acusador por excelência” — tenta nos fazer sentir inúteis e infelizes.

O Papa Francisco disse que o Espírito Santo nos ensina como responder a tais acusações “lembrando-nos de tudo o que Jesus nos disse”.

“Ele nos lembra, sobretudo, que Jesus sempre falou do Pai que está no céu”, disse o Papa. “Ele nos deu a conhecer o Pai e revelou o amor do Pai por nós, Seus filhos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo