Agenda oficial

Papa na Tailândia e Japão: Vaticano atualiza programa da viagem

Francisco visita os países asiáticos de 19 a 26 de novembro

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Logo das viagens à Tailândia e Japão / Foto: Divulgação

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira, 28, uma atualização na programação da viagem do Papa à Tailândia e ao Japão, nos próximos dias 19 a 26 de novembro.

A Tailândia é a primeira etapa da viagem apostólica; o Santo Padre chega à capital no dia 20 de novembro às 12h30, mas a agenda de compromissos começa na quinta-feira, 21. Após a cerimônia de boas vindas no pátio da Casa Governamental, Francisco se encontra, às 9h15 (hora local), com o primeiro-ministro e, em seguida, com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, ocasião de seu primeiro discurso.

Às 10h, o Papa segue para uma visita ao patriarca supremo dos budistas. Às 11h15, o encontro com médicos do Hospital São Luís, onde também está prevista uma visita privada aos doentes. Ao fim do dia, às 17h, o Papa visita ainda o Rei Maha Vajiralongkorn “Rama x” no palácio real. A primeira Missa em solo tailandês será às 18h no Estádio Nacional.

Na sexta-feira, 22, o primeiro compromisso do Papa é às 10h – o encontro com os sacerdotes, religiosos, seminaristas e catequistas na paróquia de São Pedro. Às 11h, o encontro com os bispos da Tailândia no Santuário do beato Nicholas Boonkerd Kitbamrung e, sem seguida, um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus em uma sala adjacente do Santuário.

Na parte da tarde, está previsto, às 15h20, o encontro com os líderes cristãos e de outras religiões na Universidade Chulalongkorn. Às 17h, a Santa Missa com os jovens na Catedral da Assunção.

Japão

Francisco despede-se da Tailândia no sábado, 23, e segue para Tóquio, onde sua chegada está prevista para as 17h40. Ainda no sábado, às 18h30, o primeiro compromisso no país é o encontro com os bispos na nunciatura apostólica.

No domingo, 24, o Papa segue para uma visita a Hiroshima e Nagasaki. Em Nagasaki, uma mensagem sobre armas nucleares no Parque do Epicentro da Bomba Atômica. Já no Monumento dos Mártires, uma homenagem aos santos mártires e a oração do Angelus.

Na parte da tarde, a Santa Missa no Estádio de Beisebol às 14h. No fim da tarde, Francisco segue para Hiroshima, onde, às 18h40, ocorre o encontro pela paz no Memorial da Paz. Após o encontro, o Papa retorna a Tóquio.

Na segunda-feira, 25, a agenda do Papa começa com o encontro com as vítimas do tríplice desastre. Em seguida, uma visita privada ao imperador Naruhito no Palácio Imperial, e o encontro com os jovens na Catedral de Santa Maria. Às 16h, a Santa Missa no Tóquio Dome. Depois, o Papa segue para o encontro com o primeiro-ministro e as autoridades e o corpo diplomático.

O último dia da viagem ao Japão começa com a Santa Missa em privado com os membros da Companhia de Jesus, seguido do encontro privado com o Colégio Massimo na Universidade Sophia. No mesmo local, às 9h40, o Papa visita os sacerdotes idosos e doentes e dirige um discurso em visita à Universidade, seu último compromisso no Japão.

O voo de volta a Roma está previsto para as 11h35.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo