Decisão

Papa institui a Domus Vaticanae, que reúne quatro Fundações

A nova Instituição está ligada à Santa Sé e incorpora quatro fundações 

Da Redação, com Vatican News 

Foto: Bohumil Petrik/CNA

O Papa Francisco estabeleceu por meio de um Quirógrafo a Domus Vaticanae, Instituição ligada à Santa Sé, erigindo-a como pessoa jurídica canônica pública, com sede no Estado da Cidade do Vaticano.

Em vista da nova situação que se desenvolveu ao longo do tempo – explica o texto –, quatro Fundações confluirão nela: Domus Sanctae MarthaeDomus Romana Sacerdotalis, Domus Internationalis Paulus VI e Casa San Benedetto, que devem ser consideradas suprimidas e cujos bens serão devolvidos à Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA).

As três primeiras Fundações, Domus Sanctae Marthae, Domus Romana Sacerdotalis e Domus Internationalis Paulus VI, tinham como objetivo oferecer hospitalidade, em espírito de fraternidade sacerdotal, aos clérigos que prestavam serviço na Cúria Romana.

A Fundação Casa San Benedetto foi criada para proporcionar uma residência adequada ao pessoal aposentado que serviu à Santa Sé nas Representações Pontifícias.

A Domus Vaticanae será regida pelo Estatuto anexo, que o Papa aprovou ao mesmo tempo. 

Em relação às peculiaridades das relações de trabalho dos funcionários, que passarão das quatro Fundações anteriores para a nova Instituição e que serão incorporados aos funcionários da Cúria Romana, o Papa delegou ao Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin a aprovação do Regulamento da Domus Vaticanae.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo