Mensagem

Patrimônio cultural é uma importante contribuição à fé, frisa Papa

Mensagem do Pontífice aos participantes de uma Conferência sobre o patrimônio cultural dos Institutos de Vida Consagrada

Da redação com Vatican News

Foto: Pontifical Antonianum University

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da Conferência sobre o patrimônio cultural dos Institutos de Vida Consagrada, promovida pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, como também pelo Pontifício Conselho para a Cultura, com a colaboração da Conferência Episcopal Italiana, da Pontifícia Universidade Gregoriana e da Universidade de Bolonha.

Na mensagem, o Pontífice sublinhou: “Os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, de fato, têm sido e continuam sendo promotores de arte e cultura a serviço da fé, guardiões de uma parte muito significativa do patrimônio cultural da Igreja e da humanidade: arquivos, livros, obras artísticas e litúrgicas, os próprios edifícios”.

O valor que assumem, enfatizou o Santo Padre, está essencialmente em sua capacidade de transmitir um significado religioso, espiritual e cultural que, para o patrimônio cultural dos Institutos de Vida Consagrada, consiste, sobretudo, no reconhecimento da relação que eles têm com a história, a espiritualidade e as tradições das comunidades específicas, na prática com seu carisma.

A preservação é um compromisso, mas também uma oportunidade

A conferência internacional será sediada em Roma entre os dias 4 e 5 de maio com a participação da União Internacional de Superiores Gerais, da União de Superiores Gerais e da Secretaria de Assistência às Monjas. Ela está centrada no tema: “Carisma e criatividade”.

O evento tem como objetivo, olhar com atenção o patrimônio cultural das comunidades de vida consagrada em todas as suas expressões, visando consolidar e tornar efetivas as ações de proteção e valorização compartilhadas com todos os envolvidos neste patrimônio cultural.

“Desde o início do meu pontificado”, escreveu o Papa, “tenho chamado a atenção para a gestão dos bens temporais eclesiásticos, na convicção de que, como o administrador fiel e prudente, tem-se a tarefa de cuidar cuidadosamente do que lhe foi confiado”.

A necessidade e, às vezes, o peso da conservação, pode se tornar uma oportunidade para renovar, repensar o próprio carisma, recompô-lo no atual contexto sócio-cultural e planejá-lo para o futuro, indicou o Santo Padre.

O Pontífice reiterou o que foi dito na primeira conferência promovida pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica:

“A fidelidade ao carisma fundador e ao consequente patrimônio espiritual, juntamente com os objetivos próprios de cada Instituto, continuam sendo o primeiro critério para avaliar a administração, a gestão e todas as intervenções feitas nos Institutos, em qualquer nível”.

O abandono do patrimônio

Na mensagem, Francisco destacou também a necessidade de focalizar “a reutilização de bens imóveis abandonados”. “Uma necessidade que hoje é ainda mais urgente devido não só à contração numérica das comunidades de vida consagrada e a necessidade de encontrar os recursos necessários para cuidar das irmãs e dos irmãos idosos e doentes, mas também, em particular, os efeitos da aceleração das mudanças legislativas e os requisitos necessários para a adaptação”.

O abandono, sublinhou o Santo Padre, também é causado pelo “peso econômico da manutenção e preservação ordinária e extraordinária suportada por essas comunidades, especialmente na Europa”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo