CULTURA E SOCIEDADE

A natureza transmite mensagens preciosas para o homem, afirma o Papa

Francisco se encontrou com participantes do simpósio organizado pela Vinitaly, intitulado “A economia de Francisco e o mundo do vinho italiano”, aos quais lembra a importância de seguir os valores do respeito e da humanidade na vida e na gestão da criação

Da redação, com Vatican News

Participantes do Simpósio organizado pela Vinitaly em Audiência com o Papa / Foto: Vatican Media-IPA/Sipa USA

O respeito e a humanidade são valores que, assim como valem para o uso que se faz da terra, são fundamentais para todos os aspectos relativos à dimensão humana, que deve assimilar as preciosas mensagens enviadas pela natureza. Francisco se encontrou na manhã desta segunda-feira, 22, na Sala do Consistório, no Vaticano, com os participantes do Simpósio organizado pela Vinitaly sobre “A economia de Francisco e o mundo do vinho italiano”, aos quais destacou a imprescindível necessidade de proteger a Criação dada ao homem por Deus.

“Respeito, constância, capacidade de podar para dar frutos: são mensagens preciosas para a alma, bem aprendidas com os ritmos da natureza, das videiras e do processamento. Envolve uma infinidade de habilidades, apenas em parte transmissíveis de forma técnica, ‘escolar’, mas muitas vezes ligadas ao compartilhamento de conhecimentos práticos, de vida, de experiências específicas a serem adquiridas no campo, tanto mais frutíferas quanto mais a pessoa se deixa envolver pela dimensão humana do que faz.”

Os dons de Deus para o homem

O vinho, a terra, as habilidades agrícolas e empresariais são dons de Deus confiados ao homem, acrescentou Francisco, para que ele, com honestidade e sensibilidade, possa torná-los “uma verdadeira fonte de alegria para o ‘coração do homem’, e de todo homem, não apenas daqueles que têm mais possibilidades”.

Obrigado, então, por escolherem inspirar a atividade de vocês com sentimentos de concórdia, ajuda aos mais fracos e respeito pela criação, como ensina Francisco de Assis.

Respeito e humanidade

Vinitaly, indicou Francisco, é certamente “uma realidade significativa, tanto no cenário do vinho italiano quanto no cenário do vinho internacional”, que torna importante refletir juntos “sobre os aspectos éticos e as responsabilidades morais que tudo isso implica”, a partir do valor fundamental do respeito.

Para um produto de qualidade, de fato, a aplicação de técnicas industriais e da lógica comercial não é suficiente; a terra, a videira, os processos de cultivo, fermentação e maturação exigem constância, atenção e paciência.

Portanto, o respeito e a humanidade também são decisivos “na gestão do trabalho, na proteção das pessoas e no consumo de produtos para que indivíduos e empresas amadureçam”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo