Encontro com jovens

Papa Francisco se encontra com coroinhas na Praça São Pedro

Evento reuniu milhares de coroinhas que estão participando da Peregrinação Internacional dos Ministrantes

Da redação

O Papa Francisco recebe presentes dos jovens durante a Peregrinação Internacional dos Ministrantes / Foto: Reprodução Youtube Vatican News

Organizada pela Coetus Internationalis Ministrantium (CIM), a Peregrinação Internacional dos Ministrantes reuniu milhares de jovens coroinhas em Roma, na Praça São Pedro, num encontro com o Papa Francisco nesta terça-feira, 31. 

O lema escolhido pelo evento foi “Busca a paz e vai ao seu encalço” (Salmo 33,15b). Jovens de 18 países se reuniram em Roma― a saber, Itália, França, Bélgica, Croácia, Luxemburgo, Áustria, Portugal, Romênia, Suíça, Sérvia, Eslováquia, República Tcheca, Ucrânia, Hungria, Polônia, Estados Unidos, Antígua e Barbuda. São 80 mil coroinhas, dentre estes 60 mil alemães.

Dom Ladislav Nemet, bispo sérvio, deu início ao evento, em um breve discurso dirigido ao Papa. “Para nós é um grande prazer estarmos aqui em Roma como peregrinos, para viver a experiência de Deus em comunhão com o Santo Padre”, disse Dom Nemet. “No coração de cada um de nós vive este desejo de uma vida de paz. É o pré-requisito para uma vida boa e rica. Queremos levar a sério este desejo de paz . Para fazermos isto, precisamos de corações abertos, que apreciem as diferenças, que encontrem pessoas diferentes e pensem de modo diferente. Assim, aqui em Roma, queremos dar pequenos passo em direção à paz”, reiterou para, em seguida, entregar diversas lembranças dos coroinhas ao pontífice.

A primeira pergunta ao Papa veio de um jovem de Luxemburgo, que questionou o Santo Padre acerca de uma maneira de levar a paz a todo o mundo. “A paz e a Santa Missa vão juntas. Pedimos ao Senhor que nos dê paz e unidade. Para que possamos pensar com os sentimentos de Jesus, pensar como Ele pensa. A busca da paz começa pelas pequenas coisas”, explicou o Sucessor de Pedro.

A segunda pergunta, feita na língua portuguesa por uma jovem lusitana, sobre como viver a contemplação divina. “Nós nos colocamos humildemente diante de Deus, sem maquiagem, como nós somos. Com nossas qualidades e defeitos, pedindo a Ele um conselho. Lembrem-se de que quantos mais vocês doarem aos outros, mas vocês ficarão felizes”, ponderou Francisco.

Um jovem de Antígua e Barbuda questionou o Santo Padre sobre como atrair mais jovens à Igreja, de como conquistá-los e não deixar que se afastem da Igreja. Ao que o Papa respondeu?: “Por isso eu lhes digo, procurem conhecer e amar o Senhor Jesus”, afirmou. “O mais importante é o serviço, o olhar silencioso diante do Sacramento. Os jovens de hoje precisam de bons exemplos, mostrar como é bom fazer parte da família da Igreja”.

O Papa, por fim, dirigiu algumas palavras ao jovens em que ressaltou que a fé deve ser expressada de maneira feliz, ao oferecer o testemunho de vida, ver o rosto de Deus nos mais pobres e necessitados e auxiliá-los com alegria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo