Francisco encontrou Borjana Krišto nesta segunda-feira; entre os temas da audiência, a necessidade de um diálogo inclusivo e o ampliamento da União Europeia
Da redação, com VaticanNews
Nesta segunda-feira, 3, o Papa Francisco recebeu a presidente do Conselho de Ministros da Bósnia-Herzegovina, Borjana Krišto, no Palácio Apostólico. Ela foi a primeira a ser recebida em audiência pelo Papa Francisco neste início de semana, num encontro que contou também com uma delegação oficial do país.
Segundo uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, durante as conversações, foi expresso o apreço pelas relações bilaterais positivas e pela contribuição da Igreja local à sociedade. Nesse contexto, foi dada especial atenção à situação da comunidade católica e de “algumas questões abertas nas relações Igreja-Estado”.
Ao se tratar da realidade interna do país, foi enaltecida “a necessidade de promover a igualdade jurídico-social de todos os cidadãos pertencentes a cada povo constituído”, assim como a importância de um diálogo inclusivo entre todos os atores políticos pelo bem comum da Bósnia-Herzegovina.
Finalmente, conclui a nota, o tema da ampliação da União Europeia também foi colocado em pauta, observando, “com satisfação, a concessão do status de país candidato à Bósnia-Herzegovina”.
Após a conversa privada de 25 minutos entre Francisco e a primeira-ministra sobre as questões internacionais e as relações bilaterais, o encontro no Palácio Apostólico, no Vaticano, também deu espaço à tradicional troca de presentes.
Em seguida, Borjana Krišto – a primeira mulher a chefiar um governo na Bósnia – se encontrou com o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e com o secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, o arcebispo Paul Richard Gallagher.