Entre os assuntos do encontro realizado nesta sexta-feira, 11, esteve a recordação do massacre em Bucha, que deixou mais de 630 mortos
Da Redação, com Vatican News
Na manhã desta sexta-feira, 11, o Papa Francisco recebeu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em audiência. Esta é a terceira vez que o líder ucraniano se encontra com o Pontífice no Palácio Apostólico Vaticano.
Entre os assuntos abordados, Zelensky e Francisco recordaram o horror de Bucha, um massacre de mais de 630 civis ocorrido há dois anos na cidade a poucos quilômetros a norte de Kiev. As autoridades ucranianas definem o ato como um “genocídio”, para o qual solicitaram investigações aprofundadas ao Tribunal Penal Internacional.
O governante da Ucrânia presenteou o Santo Padre com uma pintura a óleo de uma menina. Com seus olhos opacos, ela representa todos os habitantes de Bucha que presenciaram sequestros, torturas, saques e outros crimes. Por sua vez, o Papa entregou uma escultura em bronze “A paz é uma flor frágil”, a Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2024, o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020 e o volume “Perseguidos pela verdade, os greco-católicos ucranianos atrás da Cortina de Ferro”.
Francisco e Zelensky haviam se encontrado anteriormente em 2020, antes da pandemia de Covid-19 e quando as tensões na Ucrânia estavam limitadas à parte oriental do país, e em maio de 2023, um ano e meio depois do primeiro míssil lançado pela Rússia em solo ucraniano. Além disso, reuniram-se novamente em junho no G7, em Borgo Egnazia, e também houve contatos telefônicos, cartas, apelos, a missão do Cardeal Zuppi e a viagem de julho deste ano do secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, à Ucrânia.