Santa Sé e Guiné Equatorial finalizam acordo que reconhece a personalidade jurídica da Igreja no país africano
Liliane Borges
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, 25, em audiência no Vaticano, o presidente da República da Guiné Equatorial, Sr. Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.
Durante o encontro foi abordado a contribuição positiva da Igreja Católica em favor do desenvolvimento humano, social e cultural do país, especialmente na educação e bem-estar. O presidente africano ressaltou a colaboração da Igreja com o Estado na melhoria da qualidade de vida da população.
No final da visita, o presidente foi recebido pelo Secretário das Relações Exteriores, Dom Dominique Mamberti. No encontro foram trocados os documentos de ratificação do Acordo entre a Santa Sé e a Guiné Equatorial assinados em 13 de outubro de 2012. O que significa que, de agora em diante, os dois Estados se comprometem em seguir plenamente o que está descrito no acordo.
O pacto reconhece a personalidade jurídica da Igreja e de suas instituições em todo o território do país africano. Isso diz respeito também ao matrimônio canônico, lugares de culto, instituições de ensino, assistência espiritual aos fiéis católicos em hospitais e prisões. Com o ato solene de hoje, o Acordo, composto por 19 artigos e um protocolo adicional, passa a vigorar.