Encontro de líderes

Papa Francisco recebe Macron: a paz mundial no centro da conversa

Macron encontra-se em Roma para participar do evento “Grito de Paz” da Comunidade de Santo Egídio  com o intuito de pedir pela paz junto dos líderes das religiões do mundo

Salvatore Cernuzio – Vatican News

Foto: Reprodução Vatican

O presidente francês Emmanuel Macron foi recebido pela terceira vez pelo Pontífice no Palácio Apostólico junto com sua esposa Brigitte, nesta segunda feira, 24. A audiência durou quase uma hora. 

Após se reunir com o líder católico, Macron ainda teve uma reunião com o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e o secretário da Santa Sé para Relações com os Estados, monsenhor Paul Richard Gallagher.

O desejo de paz

Conforme informações do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, estes temas voltaram a ser falados. Durante o cordial encontro na Secretaria de Estado, se detiveram em questões internacionais, começando pelo conflito na Ucrânia, com especial atenção à situação humanitária. Também foi dada especial consideração à emergência migratória, a resolução de conflitos, à região do Cáucaso, ao Oriente Médio e à África. Também as perspectivas do projeto europeu, foram os temas centrais. A audiência  foi considerada uma das mais longas concedidas pelo Papa a um chefe de Estado ou de governo.

Os presentes

Macron já havia anunciado sua intenção de presentear o Papa com uma primeira edição em francês da obra Paz Perpétua de Immanuel Kant.

O exemplar, uma edição rara de 1796, foi entregue nas mãos do Pontífice que retribuiu com uma medalha de bronze, emoldurada em mármore, retratando São Pedro e a colunata.

Juntamente com isso, os documentos papais, a Mensagem pela Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado por Lev.

Na terça-feira, 25, Macron participará do evento da Comunidade de Santo Egídio no Coliseu presidido pelo Papa, na presença de outros líderes políticos e religiosos, para implorar a paz na Ucrânia e em áreas do mundo atormentadas pela guerra e pela violência.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo