Neste sábado

Papa Francisco recebe em audiência prefeitos italianos

Mais de cem prefeitos italianos encontram-se com o Papa Francisco neste sábado no Vaticano

Da redação, com Rádio Vaticano

Papa Francisco recebe em audiência prefeitos italianos

Papa Francisco encontrou-se neste sábado com representantes da Associação Nacional dos Municípios italianos / Foto: L’Osservatore Romano

O Papa Francisco concluiu sua série de audiências, na manhã deste sábado, 5, recebendo, na Sala Clementina, no Vaticano, mais de cem representantes da Associação Nacional dos Municípios italianos.

Em seu discurso, o Santo Padre agradeceu ao Prefeito de Turim, Piero Fassina, pela sua saudação, como também ao Cardeal Ennio Antonelli, prefeito emérito do Pontifício Conselho para a Família.

“Como administradores municipais, – disse o Papa aos presentes – os senhores se sentem próximos aos mais necessitados e às expectativas dos cidadãos”. Esta proximidade é a palavra-chave para uma boa política, como para uma boa pastoral.

Francisco disse aos prefeitos, que eles podem viver e testemunhar esse estilo, a partir de um conhecimento efetivo da realidade de um determinado território e das suas prioridades. “Pertencendo a um povo, com sua história e identidade próprias, os Administradores locais buscam realizar um projeto compartilhado, para favorecer a unidade da comunidade. O bem comum é a estrela polar de todo compromisso em prol da coletividade”.

Neste sentido, disse o Santo Padre, os Administradores municipais vivem, pessoalmente, a tensão entre a “globalização e o laicismo”, que não pode ser resolvida com a exclusão de um destes dois aspectos, mas encarando plenamente os desafios, em nível local, sem se fechar, mas mantendo vigilante o olhar para a dimensão global.

E, falando da tarefa específica dos Administradores locais, o Papa disse que os prefeitos são chamados a enfrentar, todos os dias, problemas locais e o fazem tendo em vista uma perspectiva mais ampla. “Seu trabalho se torna mais precioso quando os recursos forem poucos. Então, é preciso ter mais atenção e grande senso de justiça”.

Em suas experiências locais, concluiu o Pontífice, os senhores deveriam aplicar, com sabedoria, o princípio de “subsidiariedade e de solidariedade”. O realismo cristão sempre favoreceu o arraigamento de uma cultura da paz e da justiça. Estas raízes ajudam os homens e as mulheres, a serem mais responsáveis pela Administração municipal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo