Após o Angelus

Papa Francisco pede soluções para conflito que assola a Ucrânia

Após o Angelus, o Santo Padre falou sobre o encontro a ser realizado em Paris para buscar soluções ao conflito em andamento na Ucrânia

Da redação, com Vatican News

Do apartamento pontifício neste domingo, 8, o Sucessor de Pedro falou, após a oração mariana do Angelus, a respeito do conflito que aflige a população da Ucrânia / Foto: Reprodução Reuters

Após a oração mariana do Angelus deste domingo, 8, o Papa Francisco recordou a beatificação de James Miller neste sábado, 7, na Guatemala. Em seguida, falou sobre o encontro que será realizado nesta segunda-feira, 9, em Paris, a fim de encontrar solução ao conflito que se segue na Ucrânia.

Em Huehuetenango, na Guatemala, foi beatificado James Miller, religioso dos Irmãos das Escolas Cristãs, assassinado por ódio à fé em 1982, num contexto de guerra civil. O martírio desse educador de jovens exemplar, que pagou com a vida o seu serviço ao povo e à Igreja guatemalteca, reforce nessa querida Nação percursos de justiça, paz e solidariedade.

Em Paris, nesta segunda-feira, 9, será realizado um encontro entre os presidentes da Ucrânia, Rússia, França e da Chanceler Federal Alemã, conhecido como “Formato da Normandia”, a fim de buscar soluções para o conflito doloroso em andamento há anos na Ucrânia. Acompanho o encontro com uma oração intensa e convido vocês a fazerem o mesmo, para que essa iniciativa de diálogo político possa dar frutos de paz na justiça daquele território e à sua população.

Saudação aos fiéis

Francisco saudou com afeto os peregrinos da Itália e vários países, em particular os fiéis poloneses de Varsóvia e Lublin, os policiais irlandeses e os jovens de Sorbara, em Modena. Fez uma saudação especial às Filhas da Cruz, recentemente reconhecidas como Associação Pública pelo vigário do Papa para a Diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis.

As paróquias italianas renovam sua adesão à Ação Católica, nesta Solenidade da Imaculada Conceição. O Papa desejou “a todos os membros e grupos um bom caminho de formação, serviço e testemunho”.

A seguir, abençoou os fiéis de Rocca di Papa e a tocha com a qual acenderão a grande estrela na fortaleza da cidade, em homenagem a Maria Imaculada. Recordou também o Santuário de Loreto, onde será aberta a Porta Santa para o Jubileu Lauretano, neste domingo. Que este jubileu “seja rico de graça para os peregrinos da Santa Casa”, disse ainda o Papa.

A seguir, disse: “Hoje à tarde irei a Santa Maria Maior para rezar à Nossa Senhora e depois à Praça de Espanha para o tradicional ato de homenagem aos pés do monumento à Imaculada. Peço a vocês para se unirem a mim espiritualmente neste gesto, que expressa devoção filial à nossa Mãe celestial”.

Por fim, desejou a todos um bom domingo e um bom caminho de Advento, guiados pela Virgem Maria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo