Artigo

Papa Francisco: o Papa do qual a Igreja precisa, frisa sacerdote

No dia em que a Igreja celebra uma década do pontificado de Francisco, padre Rafael afirma sobre o Papa: “presente do Espírito Santo para a Igreja peregrina”

Padre Rafael Beck*

Foto: REUTERS – Yara Nardi/Pool

Papa Francisco: o Papa do qual a Igreja precisa

A eleição de um novo pontífice pelo Colégio de Cardeais é acompanhada pelas orações dos fieis de todo o orbe católico. Em uma democracia, os governantes são escolhidos conforme um processo político de acordo com a vontade da maioria. Segundo a fé católica, os Papas são escolhidos sob a guia do Espírito Santo: por isso os cardeais adentram a Capela Sistina entoando a Ladainha de Todos os Santos e o Veni Creator. Invoca-se o Espírito Santo para que seja feita a vontade de Deus diante das necessidades da Igreja, e não a nossa vontade.

O Papa Francisco foi eleito no último Conclave, dia 13 de março de 2013, após a renúncia de seu predecessor, o Papa Bento XVI. A Igreja Católica foi agraciada nas últimas décadas com grandes papas, e papas santos – tais como São João XXIII, São Paulo VI e São João Paulo II, e, há pouco, o próprio Bento XVI, celebrado teólogo contemporâneo. Para cada período histórico, com suas crises e desafios, o Espírito Santo nos presenteou e não abandonou a barca de Pedro.

Em março de 2023 celebramos dez anos do pontificado do Papa Francisco, o Papa do qual a Igreja precisa hoje. O Papa Francisco continuou o projeto da nova evangelização, exortando a Igreja a não se fechar “em si mesma”, sendo Igreja “em saída”, hospital de campanha da misericórdia de Deus. Conclamou os batizados a testemunharem a “alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium). Suas metáforas simples e expressões fáceis ajudam no diálogo entre a Igreja e o mundo, lembram as parábolas e metáforas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Um Papa próximo e cheio de ternura, porém zeloso com a liturgia. Nas missas que preside e pontifica (devido às limitações da idade e da saúde), está sempre compenetrado e com postura orante. Um verdadeiro pastor, que estimula a Igreja a ser mais colegial, sinodal, testemunhal, aberta, discípula e missionária.

O Papa reformador, que enfrenta feridas delicadas no corpo eclesial, como os abusos por membros do clero e os casos de corrupção. Ensina a importância do cuidado com a Casa Comum (Laudato Si) e a valorização da família (Amoris Laetitia).

Não é o papa da direita e nem da esquerda, porque seria um vilipêndio classificar seu pontificado com essas categorias. É o sucessor de Pedro, o doce Vigário de Cristo na Terra, como foram seus veneráveis predecessores. Presente do Espírito Santo para a Igreja peregrina. Rezemos pelo Santo Padre, o Papa Francisco. Ad multos annos!

Foto: Arquivo Pessoal

Padre Rafael Beck Ferreira é graduado em filosofia e teologia, mestre em Ciências da Religião pela PUC Campinas. O sacerdote é presbítero da Diocese de Lorena, atualmente pároco da Paróquia Cristo Rei, localizada na cidade de Lorena (SP).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo