REPÓRTER CANÇÃO NOVA

"Dez anos de Papa Francisco" é tema do Repórter Canção Nova

Nossa equipe visitou as cidades do Rio de Janeiro e Aparecida, onde o Papa protagonizou momentos de entusiasmo e esperança em sua primeira viagem apostólica internacional.

Emerson Tersigni
Da Redação

Bastidores das gravações no Rio de Janeiro, recordando a viagem do Papa em 2013 / Foto: Genilson Pacetti

Dez anos de um pontificado virtuoso. O Repórter Canção Nova deste domingo, 19, recorda a trajetória do Papa Francisco à frente da Igreja Católica. O Brasil teve papel marcante e fundamental logo no início da missão de Bergoglio: a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, em 2013.

Acesse
.: Notícias sobre os 10 anos de pontificado do Papa Francisco 

O evento – que reuniu mais de três milhões de jovens – foi a primeira viagem apostólica internacional do pontífice, e teve como tema a passagem bíblica do Capítulo 28 do Evangelho de Mateus: “Ide e fazei discípulos em todas as nações”. Toda a Igreja esteve mobilizada na ocasião. , Leigos e religiosos recordaram, ao repórter Matheus Alves, os momentos marcantes que contribuíram significativamente com as respectivas caminhadas cristãs.

“Marcante para minha vida, para minha profissão, e para minha experiência de Fé. Foi algo enriquecedor enquanto repórter e enquanto católico. Ao conversar com as pessoas que viveram a JMJ e tiveram contato com o Papa Francisco, foi relatado aquilo que eu já vinha percebendo do pontificado dele: humilde, espontâneo, preocupado com o próximo […] e de fato, não é só um Francisco de discurso, mas um Francisco de palavras e atitudes”, afirmou o jornalista.

Visita ao Santuário Nacional

Em meio à Jornada, o Papa se deslocou até o Vale do Paraíba, onde retornou ao Santuário Nacional de Aparecida. Em 2007, quando era cardeal de Buenos Aires, Bergoglio já havia conhecido o maior santuário mariano do mundo por ocasião da V Conferência Latinoamericana e do Caribe. Francisco foi o terceiro Papa a visitar a Basílica, sendo precedido por Bento XVI, em 2007, e João Paulo II, em 1980.

Bastidores da gravação no Santuário Nacional, que também recebeu o Papa em 2013 / Foto: Divulgação

Como um romeiro, o Santo Padre visitou a Capela Reservada, onde conduziu um momento de oração junto ao clero da Arquidiocese de Aparecida diante da imagem original de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, celebrou uma Missa no altar central do Santuário e, depois, saudou as milhares de pessoas que aguardavam do lado de fora em meio à chuva e às baixas temperaturas. Estes e outros momentos foram relembrados por pessoas entrevistadas pelo repórter Emerson Tersigni.

“Ter a oportunidade de recordar a passagem de Francisco em Aparecida foi gratificante, e ao mesmo tempo, uma responsabilidade. Este pontificado – sobretudo esta visita – marcou minha adolescência e juventude. Suas palavras são como combustível para seguirmos fiéis ao chamado que Deus nos concede. Inspirada na exortação apostólica, Evangelii Gaudium, os gestos e ações do Papa nos estimulam a anunciar o Cristo com entusiasmo e alegria. E claro, Maria é a via mais objetiva e segura que nos leva a Deus. No primeiro dia como pontífice, Francisco pediu a provisão de Jesus pela intercessão de Nossa Senhora. Agir desta forma é a certeza de que, em todas as áreas de nossa vida, seremos comprometidos com aquilo que Deus espera de nós”.

O Repórter Canção Nova contou com produção e reportagem de Emerson Tersigni e Matheus Alves, imagens de Ederaldo Paulini e Genilson Pacetti, edição de Rodolfo Rodrigues e apresentação de Nubia Freire. Assista ao vivo na TV Canção Nova neste domingo, 19, às 22h, e no Canção Nova Play, no Youtube.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo