Fraternidade

Papa Francisco envia uma carta ao Rei do Bahrein

Carta foi entregue ao rei Hamad bin Isa al Khalifa pelo cardeal Tagle; Purpurado consagrou a nova catedral dedicada a “Nossa Senhora da Arábia” em Awali, no dia 10 de dezembro

Da redação, com Vatican News

Foto: Daniel Ibanez – CNA

“Um encontro cordial.” Assim, o vigário apostólico da Arábia do Sul (que inclui Iêmen, Omã e Emirados Árabes Unidos), Dom Paul Hinder, administrador do Vicariato Apostólico da Arábia do Norte (que inclui Kuwait, Catar, Bahrein e Arábia Saudita) define o encontro que teve lugar na última sexta-feira, 10, com o rei do Bahrein, Hamad bin Isa al Khalifa.

Junto com o prelado estiveram presentes o arcebispo Eugene Martin Nugent, núncio apostólico no Kuwait, Catar e Bahrein, e o cardeal Luis Antonio Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. “O cardeal”, relata Dom Hinder, “entregou ao soberano uma carta do Papa Francisco e, por sua vez, o monarca expressou seu grande desejo de um dia ver o Papa no Bahrein”.

“O rei”, acrescentou o prelado, “também reiterou sua intenção de favorecer uma abertura cada vez maior do país às pessoas que não seguem a religião muçulmana”. Deve ser lembrado que, em 3 de fevereiro de 2020, Francisco recebeu o soberano em audiência no Vaticano.

Comunidade católica multiétnica, multilíngue e multirritual

Posteriormente, afirma o vigário apostólico, o cardeal Tagle participou de um encontro com alguns membros da comunidade católica local e sublinhou “a sua particular experiência de viver a comunhão eclesial numa comunidade que tem a característica de ser multiétnica, multilingue e multirritual, sendo formada em sua maioria por imigrantes que vieram trabalhar no Bahrein”.

No dia 10 de dezembro, o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos consagrou a catedral de “Nossa Senhora da Arábia”, padroeira do Golfo Pérsico, em Awali, no reino. Na homilia, o purpurado exortou os católicos locais a serem “pedras vivas” que fazem da Igreja “a casa da família de Deus”. O prefeito vaticano indicou três caminhos para se tornar uma verdadeira comunidade: “Palavra de Deus, Eucaristia e serviço à caridade”.

Consagrada a nova catedral de “Nossa Senhora do Bahrein”

A nova catedral tem capacidade para 2.300 pessoas e abriga duas capelas, dois salões e dois espaços para confissões. Projetado pelo arquiteto italiano Mattia del Prete, o local de culto tem uma forma octogonal que lembra uma tenda, com o objetivo de recordar aquela em que, segundo o Antigo Testamento, Moisés encontrou seu povo.

O projeto foi idealizado por dom Camillo Ballin, vigário apostólico do norte da Arábia, falecido em 12 de abril do ano passado. A igreja foi então construída ao longo de sete anos, num terreno de 9 mil metros quadrados doado pelo próprio rei Hamad. A fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” também está entre os grandes apoiadores do projeto.

Por fim, deve-se notar que após a consagração da catedral de “Nossa Senhora da Arábia” haverá no dia 17 de dezembro a consagração de uma nova igreja católica dedicada a “São João Batista”, localizada na parte ocidental dos Emirados Árabes Unidos, a 250 km de Abu Dhabi, na fronteira com o Catar. O rito será presidido por dom Hinder.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo