Considerado ‘o Papa da modernidade’, Francisco recordou ainda que a conferência acontece 50 anos depois da encíclica ‘Popolorum Progressio’
Da redação, com Rádio Vaticano
O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da conferência “Papa Paulo VI, o Papa da modernidade”, que acontece em Roma. Na mensagem, o Santo Padre lembrou que a conferência acontece exatamente 50 anos após a publicação da encíclica “Popolorum Progressio“, que reflete sobre o desenvolvimento dos povos.
Esta encíclica, segundo Francisco, procurou ser um “apelo solene à ação concertada a favor do desenvolvimento humano integral”. Este apelo continua tão urgente hoje à medida que a pobreza aumenta e a paz é ameaçada diariamente em diferentes partes do mundo, afirma o Papa.
Leia mais
.: Papa Francisco reza diante do túmulo do Beato Paulo VI
Em favor da construção da paz, segundo o Pontífice, é preciso eliminar as causas da discórdia, começando pela injustiça, uma vez que a paz é o trabalho da justiça.
Assim as reflexões da conferência focadas na “justiça entre os povos” são particularmente atuais, inspiradas por um senso de “O Evangelho em movimento”, trazendo fé cristã, esperança e caridade aos homens e mulheres de hoje.
Finalmente, Francisco notou que o tema da conferência está explorando o amor de Paulo VI pela Itália. Ele enfatizou o fato de que a alma do povo italiano é testemunha de uma verdadeira solidariedade que é a base de todas as comunidades humanas. Nunca se deve cansar de promover este testemunho do autêntico humanismo sem o qual a dignidade está em risco, concluiu o Pontífice.