Telegrama de pesar

Papa Francisco envia mensagem a vítimas de ataque na Colômbia

O Santo Padre está ‘profundamente triste’ pelas vítimas do ataque terrorista em Bogotá

Da redação, com Vatican News e Reuters

Autoridades e ambulâncias se mobilizam em frente à escola de cadetes, onde houve a explosão / Foto: Reprodução Reuters

Em um telegrama enviado ao arcebispo de Bogotá, Dom Ruben Salazar Gómez, o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin disse que o Santo Padre está rezando pelas vítimas do atentado em Bogotá, capital da Colômbia, que aconteceu nesta quinta-feira, 17.

Um carro-bomba, carregado com 80 quilos de explosivos, explodiu em frente a uma escola de cadetes da polícia. O motorista, Jose Aldemar Rojas, morreu na explosão, que deixou ainda outros 21 mortos e 54 feridos.

“O Papa quer estender seu apoio e proximidade aos muitos feridos, às suas famílias e a toda a sociedade colombiana”, consta no telegrama. O Santo Padre condenou o que chamou de “violência cega, uma grave ofensa ao Criador”.

Ainda não há indicação de quem foi o responsável pelo ataque, se pode ter sido uma ação do Exército da Libertação Nacional da Colômbia (ELN). A Colômbia, porém, teme que este incidente possa dificultar o processo de paz no país.

O presidente colombiano, Ivan Duque, também reprovou o ataque. Duque disse que não foram apenas os jovens as vítimas do crime, mas também policiais e toda a sociedade. O presidente garantiu que o governo não se curvará diante desses atos de violência e pediu que a polícia acelere as investigações e punas os responsáveis.

O Papa Francisco também está preocupado com a paz na Colômbia, como disse ao final do telegrama, e “eleva sua oração ao Senhor para ajudar a perseverar na construção da harmonia e da paz naquele país e em todo o mundo. Com esses desejos, Sua Santidade invoca a Bênção Apostólica sobre todas as vítimas, suas famílias e o amado povo colombiano”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo