Encontro aconteceu neste domingo, 31; jovens renovaram sua adesão e apoio a Francisco, e o Pontífice os exortou: força e coragem
Da redação, com Vatican News
A “Caravana da Paz” da Ação Católica Roma, apoiada pelo Escritório de Comunicação Social do Vicariato, foi realizada on-line na conclusão do Mês da Paz. Ao apresentar aos fiéis e saudar com carinho o pequeno grupo de jovens da Ação Católica que o acompanhou na Biblioteca do Palácio Apostólico durante o Angelus, o Papa os encorajou:
“Eles estão aqui, alguns; reunidos em segurança nas paróquias ou conectados on-line por ocasião da Caravana da Paz. Apesar da emergência sanitária, também este ano – ajudados pelos pais e educadores e pelos padres assistentes – eles promoveram esta bela iniciativa. Eles vão em frente com as iniciativas: e são bons, vocês são bons! Coragem para a frente. Todos, obrigado”.
Para a ocasião, os jovens escreveram uma carta ao Papa, contando sua iniciativa de uma maneira completamente nova em relação ao passado “com cartazes, banners e slogans” feitos com amigos e espalhados por toda Roma. Francisco então lhes deu espaço e tempo para lerem e darem a conhecer suas atividades a todos. “A pandemia tem perturbado os planos, mas também tem encorajado os jovens a rezar em família, ficando mais próximos de Jesus”.
Paz faz notícia
“Gostaríamos de lhe dizer que este ano as atividades da Acr estão ocorrendo em uma grande redação jornalística, onde cada um de nós, com nossos talentos, desempenha um papel: alguns são correspondentes especiais, alguns são foto-repórteres, alguns são editores. Desta forma, entre entrevistas e análises aprofundadas, seguimos a Boa Notícia: Jesus”! Uma maneira de se tornar “artesãos da paz, cuidando uns dos outros, salvaguardando a criação e cada irmão”, escreveram.
Um cuidado evidenciado no apoio a duas iniciativas: os projetos de ajuda internacional para a emergência sanitária da associação “Terre des Hommes” e o fundo “Jesus Divino Operário” criado no ano passado. “A Paz faz notícia” é o slogan do dia de hoje para “aprender a olhar a realidade que nos cerca com o olhar de quem está atento às necessidades de nossas cidades, sem esquecer – concluem os jovens – de dirigir nosso olhar também para o mundo inteiro, em um período tão particular”.
Por fim, agradeceram o Papa Francisco por sua orientação segura no “mar tempestuoso” e pediram-lhe que os apoiasse “sempre seguindo a boa notícia de Jesus, a fim de poder levar sementes de esperança e paz a todos”.