MISSIONÁRIOS

Papa Francisco enaltece humildade e alegria no trabalho missionário

O Santo Padre enfatizou as características que marcam o trabalho missionário do Beato Alfredo Cremonesis e pede orações por Mianmar, país em que Alfredo deu a vida

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco fala durante um encontro com membros da diocese da cidade de Crema, no norte da Itália / Foto: Vatican Media – Handout via Reuters

O Papa Francisco se reuniu com os fiéis da diocese italiana de Crema neste sábado, 15, e recordou o trabalho missionário do padre Alfredo Cremonesi, que foi martirizado na Birmânia (agora conhecida como Mianmar) há setenta anos. O encontro estava originalmente programado para ocorrer após a beatificação do Beato Alfredo em 2019, mas foi adiado devido à pandemia de covid.

Apelo por Mianmar

Alfredo Cemonesi foi assassinado na pequena aldeia montanhosa de Donokù por soldados do governo que acreditavam que o religioso ajudava rebeldes que lutavam pela independência da Birmânia. “Como vocês sabem, Mianmar é uma terra atormentada que carrego em meu coração”, disse o Sucessor de Pedro, que pediu orações pelo país. “Implorem de Deus o dom da paz”, exortou Francisco.

O testemunho missionário do Beato Alfredo

Em seu discurso, o Santo Padre destacou a tenacidade com que padre Alfredo exerceu seu ministério, “doando-se sem se poupar pelo bem das pessoas a ele confiadas”.

Leia também
.: Servir com alegria e humildade, não para ser aplaudido, indica Papa

Francisco observou que o padre Alfredo exemplificou as qualidades de sua terra natal, Crema, notadamente sua “piedade robusta, trabalho generoso, vida simples e fervor missionário”. Estas virtudes continuam hoje, disse, não apenas em missionários como o padre Andrea Mandonico — que esteve presente na audiência — e o padre Pierluigi Maccalli, mantido em cativeiro no Níger e no Mali durante dois anos; mas também no povo de Crema.

A voz missionária do padre Alfredo, disse o Santo Padre, é confiada também “a todos vocês, às suas palavras e, sobretudo, à sua experiência como comunidade cristã”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo