MISSA DO GALO

Papa Francisco: Deus não cavalga a grandeza, mas desce na pequenez

Na costumeira Missa do Galo, o Santo Padre frisou o quanto a humildade se faz presente na essência de Deus e nos seus ensinamentos à humanidade

Da redação, com Vatican News

Atentos às palavras do Santo Padre, fiéis assistem à Missa do Galo, na Basílica São Pedro / Foto: Thulio Fonseca – CN

“Eis a mensagem: Deus não cavalga a grandeza, mas desce na pequenez. A pequenez é a estrada que escolheu para chegar até nós, tocar-nos o coração, salvar-nos e levar-nos de volta para aquilo que conta”. Com estas palavras, o Papa Francisco deu início a mais uma Missa do Galo, dirigindo-se aos fiéis na Basílica de São Pedro — em capacidade limitada por conta da pandemia.

Celebrando o mistério do nascimento de Jesus Cristo, o Sucessor de Pedro, durante a homilia, ressaltou o caráter benigno da chegada do Filho de Deus. Em sua forma física diminuta, Cristo se fez o Salvador. “A Palavra eterna é infante, isto é, incapaz de falar. O Pão da vida tem de ser nutrido. O criador do mundo não tem onde morar. O Altíssimo indica a humildade. E nós pretendemos sobressair. Deus vai à procura dos pastores, dos invisíveis. Nós buscamos visibilidade. Jesus nasce para servir”, disse Francisco.

Mesmo “na tosca pobreza duma manjedoura”, nasce aquele que definiria o rumo das almas cristãs deste mundo. “Irmãos, irmãs, ao parar diante do presépio, fixemo-nos no centro: deixemos para trás luzes e decorações, e contemplemos o Menino. Na sua pequenez, está Deus inteiro. Reconheçamo-Lo: ‘Menino, vós sois Deus, Deus-Menino'”, observou Francisco em sua homilia.

Padres assistem à Missa do Galo celebrada pelo Papa Francisco nesta sexta-feira, 24 / Foto: Thulio Fonseca – CN

Amor infinito

“Hoje, inverte-se tudo: Deus vem, pequenino, ao mundo. A sua grandeza oferece-se na pequenez”, ponderou o Papa em certo momento. Deus não busca força, tampouco poder, “mas pede ternura e pequenez interior”, asseverou o Pontífice.

E Deus, segundo o Papa, está presente em nossa pequenez ordinária, quando fará o milagre da vida esplandecer coisas extraordinárias. “Ele diz-te: ‘Amo-te assim como és. A tua pequenez não Me assusta, as tuas fragilidades não Me preocupam. Fiz-Me pequeno por ti. Para ser o teu Deus, tornei-Me teu irmão. Amado irmão, amada irmã, não tenhas medo de Mim, mas reencontra em Mim a tua grandeza. Estou perto de ti e a única coisa que te peço é isto: confia em Mim e dá-Me guarida no teu coração'”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo