Pontífice permaneceu mais de um mês internado devido a problemas respiratórios, mas voltou a se encontrar com o povo na Praça São Pedro antes de falecer
Gabriel Fontana
Da Redação

Papa Francisco durante último “giro” de papamóvel em meio aos fiéis / Foto: Joyce Mesquita
Na conclusão de sua primeira Audiência Geral, realizada nesta quarta-feira, 21, o Papa Leão XIV recordou o Papa Francisco, cuja morte completou exatamente um mês.
“Não podemos terminar este nosso encontro sem recordar com muita gratidão do nosso amado Papa Francisco, que exatamente há um mês voltou à casa do Pai”, expressou o Pontífice.
A morte de Francisco aconteceu logo após a celebração da Páscoa. No dia anterior, o então Pontífice esteve na Praça São Pedro para saudar os fiéis ao final da Missa e concedeu a Bênção Urbi et Orbi. Na sequência, fez seu último giro com o papamóvel em meio ao povo antes de retornar à sua residência, a Casa Santa Marta.
Na manhã do dia 21 de abril, a surpresa: em uma coletiva de imprensa, o Camerlengo da Igreja Católica, Cardeal Kevin Farrell, anunciou que o Papa Francisco havia retornado à casa do Pai, às 7h35, no horário local, surpreendendo fiéis do mundo inteiro.
Últimos dias
O Santo Padre se recuperava após ter permanecido internado por mais de um mês no Hospital Gemelli, em Roma. No dia 14 de fevereiro, ele foi realizar alguns exames e precisou ser hospitalizado. Posteriormente, foram descobertas uma pneumonia bilateral e uma infecção polimicrobiana nas vias aéreas.
Todos os dias, fiéis de todo o mundo permaneceram em oração pela saúde de Francisco. Foram diversas iniciativas de intercessão pelo Papa, até que ele enfim recebeu alta no dia 23 de março. Da sacada do hospital, o Santo Padre fez sua primeira aparição pública após 38 dias de internação e saudou, com voz rouca, os fiéis que foram vê-lo.
De volta ao Vaticano, o Pontífice prosseguiu com sua recuperação. Sem poder retomar os encontros pessoais, preparava as reflexões para o Angelus e a Audiência Geral e enviava mensagens da mesma forma que fazia no Gemelli.
Alguns dias depois, começaram as aparições surpresas. Entre passeios na Basílica de São Pedro – um deles sem os paramentos papais – e as saudações durante a Semana Santa, Francisco se fazia presente e dava sinais de recuperação.
Na manhã de Páscoa, após o aguardado reencontro com o povo, suas últimas palavras registradas foram um agradecimento ao seu assistente pessoal de saúde, o enfermeiro Massimiliano Strappetti: “obrigado por me trazer de volta à Praça”.
Pontificado
O Papa Francisco passou mais de 12 anos à frente da Igreja Católica. Eleito em 13 de março de 2013, ele se tornou o primeiro Pontífice latino-americano e o primeiro jesuíta. Escolheu “Francisco” como nome de pontificado em alusão a São Francisco de Assis e sua atenção aos mais pobres e marginalizados.
Entre os temas mais importantes de seu pontificado estão a força da misericórdia divina, a cultura do encontro e o apoio aos mais necessitados. Além do exemplo de simplicidade, diálogo e proximidade expressos em seus gestos, Francisco deixou uma série de documentos e discursos como legado à Igreja.