Francisco nomeou por um quinquênio Chefes de Gabinete das seções para a primeira evangelização e para as novas Igrejas particulares
Da redação, com Vatican News
O Papa Francisco nomeou por um quinquênio Chefes de Gabinete da Seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares do Dicastério para a Evangelização. Entre eles estão: monsenhor Erwin Aserios Balagapo e monsenhor Han (Agostino) Hyuntaek, atualmente oficiais no mesmo Dicastério.
O Dicastério para a Evangelização, lê-se nos números 53 e 54 da Praedicate Evangelium, “está a serviço da obra de evangelização para que Cristo, luz dos povos, seja conhecido e testemunhado por palavras e obras e para que Seu Corpo Místico, que é a Igreja, possa ser edificado. O Dicastério é competente para as questões fundamentais da evangelização no mundo e para a instituição, acompanhamento e apoio das novas Igrejas particulares, salvo a competência do Dicastério para as Igrejas Orientais”.
Este organismo vaticano é presidido diretamente pelo Papa Francisco. Ele é composto por duas seções, cada uma delas é dirigida em nome do Santo Padre e por sua autoridade por um “Pró-Prefeito”. Uma das duas seções ocupa-se das “questões fundamentais da evangelização no mundo” e a outra da “primeira evangelização e das novas Igrejas particulares nos territórios de sua competência”.
Dom Salvatore Fisichella é o Pró-Prefeito da Seção para as questões fundamentais da evangelização no mundo, enquanto o Cardeal Luis Antonio G. Tagle é o Pró-Prefeito da Seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares.