Papa expressa pesar pela morte do patriarca emérito de Lisboa

Francisco enviou uma mensagem de condolências pela morte de Dom José Policarpo, “pastor apaixonado pela busca da verdade”

Da Redação, com Agência Ecclesia

Papa expressa pesar pela morte do patriarca emérito de LisboaO Papa Francisco enviou, nesta quinta-feira, 13, uma mensagem de condolências pela morte de Dom José Policarpo, patriarca emérito de Lisboa. O Santo Padre recorda Dom Policarpo como “pastor apaixonado pela busca da verdade”, lamentando a sua morte inesperada.

“Confio à misericórdia de Deus o amado cardeal, recordando-me da sua preciosa colaboração nos diferentes organismos da Santa Sé e dos meus encontros com este pastor apaixonado pela busca da verdade”, relata o texto enviado ao patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom Manuel Clemente.

Dom José Policarpo faleceu, na quarta-feira, 12, aos 78 anos de idade. O patriarca emérito será sepultado, nesta sexta-feira, 14, na Catedral da capital portuguesa, em um dia de luto nacional decretado pelo Governo.

“Com pesar, recebi a notícia do falecimento do Cardeal José da Cruz Policarpo e desejo expressar a minha união de oração com o Patriarcado de Lisboa, a família do falecido e quantos choram a sua morte inesperada”, escreve.

Francisco recorda o falecido patriarca emérito como alguém “solícito em colocar os dons recebidos do Senhor ao serviço do Povo de Deus e dos seus irmãos bispos, sobretudo nos anos que o viram presidente da Conferência Episcopal”.

A mensagem de condolências destaca ainda a generosidade com que Dom José Policarpo desempenhou o seu ministério episcopal, “conduzindo pelos caminhos do Evangelho o povo que lhe fora confiado, com o mesmo zelo com que realizara os seus serviços precedentes, nomeadamente na Universidade Católica Portuguesa”.

Dom José Policarpo

Dom José da Cruz Policarpo nasceu, em 26 de fevereiro de 1936, em Alvorninha, Caldas da Rainha, território do Distrito de Leiria e do Patriarcado de Lisboa.

Padre desde 15 de agosto de 1961, foi ordenado bispo, em 1978, (auxiliar de Lisboa), criado cardeal por João Paulo II, em 2001, e participou em dois Conclaves: no de abril de 2005, que elegeu Bento XVI; e no de março de 2013, que elegeu Francisco.

O 16º patriarca de Lisboa assumiu esta missão, em 24 de março de 1998, após a morte de Dom Antônio Ribeiro, de quem era coadjutor, desde março de 1997, sendo substituído por Dom Manuel Clemente em maio de 2013.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo