Papa exorta fiéis greco-católicos ucranianos a construírem pontes de fraternidade

Aos fiéis greco-católicos ucranianos, Francisco fez um discurso focando na unidade da vida cristã

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa exorta fiéis greco-católicos ucranianos a construírem pontes de fraternidadeNesta segunda-feira, 25, Papa Francisco reuniu-se com um grupo de fiéis greco-católicos ucranianos que participam de uma peregrinação ao túmulo de São Josafá pelos 50 anos do translado de suas relíquias à Basílica Vaticana.

Acesse
: Íntegra dos discurso do Papa

Francisco recordou a figura de São Josafá, santo mártir ucraniano que abraçou a vida monástica e empenhou esforços na união da Igreja sob a orientação de Pedro, Príncipe dos Apóstolos.

O Pontífice disse que a memória deste santo mártir fala aos fiéis sobre a comunhão dos santos, a comunhão de vida entre todos os que pertencem a Cristo. “É uma realidade que nos faz provar a vida eterna, porque um aspecto importante da vida eterna consiste na alegre fraternidade de todos os santos”.

E diante desta comunhão da Igreja, o Papa lembrou que todo aspecto da vida cristã pode ser animado pelo desejo de construir junto, colaborar, aprender uns com os outros e testemunhar a fé juntos. “Este desejo de comunhão nos leva a procurar entender o outro, a respeitá-lo e também a acolhê-lo e oferecer a correção fraterna”.

Francisco falou então aos fiéis presentes que o melhor modo de celebrar São Josafá é amar os irmãos e servir a unidade da Igreja. Ele expressou seus desejos de que a comunhão que estes fiéis procuram aprofundar dentro da Igreja católica ajude a construir pontes de fraternidade também com outras Igrejas e comunidades eclesiais na Ucrânia e em outros lugares onde as comunidades estão presentes.

Antes do encontro com o Papa, os cerca de 3000 fiéis greco-católicos ucranianos participaram da celebração presidida pelo prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, junto com o arcebispo maior da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo