Papa escreve a rabino: “nunca mais o horror do Holocausto”

Em carta ao seu amigo rabino de Buenos Aires, Francisco recorda vítimas do Holocausto, considerado por ele vergonha da humanidade

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa escreve carta a rabino: “nunca mais o horror do Holocausto”Nunca mais o horror do Holocausto, uma vergonha para a humanidade. É o que escreve o Papa Francisco em carta ao seu amigo rabino de Buenos Aires, Abraham Skorka, nesta segunda-feira, 27, Dia Internacional em Memória das vítimas do Holocausto. O texto integral da carta será lido hoje à noite, no Parque da Música de Roma, por ocasião do concerto “Os violinos da esperança”, evento organizado em recordação às vítimas.

O Santo Padre escolheu a carta, uma das modalidades mais pessoais, para exprimir ao seu amigo rabino a sua proximidade ao povo judeu nessa data marcante. No documento, Francisco deseja que quem ouvir a música do violino possa se identificar com aquelas lágrimas históricas e sentir forte o desejo de empenhar-se para que tal horror jamais se repita.

No concerto desta noite, tocarão juntos, pela primeira vez na Itália, doze violinos e um violoncelo sobreviventes do holocausto, cada um com a sua história dramática, reencontrados e restaurados pelo fabricante de violinos, o israelense Ammon Weinstein.

Significativamente, os violinistas solistas serão músicos representantes das três religiões monoteístas, para destacar a capacidade da música de unir, além de todos os limites, e de dar esperança também nas provações mais terríveis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo