Santa Sé publica, neste domingo, 27, mensagem enviada pelo Pontífice ao arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia, Cardeal Sérgio da Rocha
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou, neste domingo, 27, um telegrama do Papa Francisco prestando condolências pela morte do arcebispo emérito de São Salvador da Bahia, Cardeal Geraldo Majella Agnelo. O documento foi enviado ao atual arcebispo da arquidiocese, Cardeal Sérgio da Rocha.
No texto, o Pontífice afirma ter recebido com profundo pesar a notícia do falecimento do religioso neste sábado, 26. Ele assegura sufrágios elevados ao Senhor “pelo eterno repouso do venerável prelado”, e manifesta que suas preces também são de “gratidão a Deus pelos longos anos de seu serviço dedicado à santa mãe Igreja, sempre guiado pelo zelo apostólico, nas várias missões que lhe foram confiadas”.
Leia mais
.: Dom Odilo e religiosos expressam pesar pela morte de Dom Geraldo
Ao final do telegrama, o Santo Padre envia ao Cardeal Sérgio da Rocha “e a todos aqueles que se unem em oração pelo descanso eterno” de Dom Geraldo Majella, sua bênção apostólica como “penhor de consolação e esperança na vida eterna”.
Morte de Dom Geraldo Majella
O Cardeal Geraldo Majella Agnelo faleceu na madrugada de sábado, após uma piora em seu estado de saúde. Ele havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) em dezembro passado e, desde então, estava internado em seu domicílio. A morte foi confirmada pela Arquidiocese de Londrina, que recebeu o arcebispo após ele se tornar emérito. O funeral teve início neste domingo, e a Missa das Exéquias e o sepultamento estão marcados para a segunda-feira, 28, às 10 h, na Cripta da Catedral Metropolitana de Londrina.
Confira a seguir, na íntegra, o texto do telegrama enviado pelo Papa Francisco:
VENERÁVEL IRMÃO
DOM SÉRGIO CARD. DA ROCHA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO SALVADOR DA BAHIA
TENDO RECEBIDO COM PROFUNDO PESAR A NOTÍCIA DO FALECIMENTO DO EMINENTÍSSIMO CARDEAL GERALDO MAJELLA AGNELO, ARCEBISPO EMÉRITO DESSA SÉ PRIMADA, QUERO ASSEGURAR-LHE DOS SUFRÁGIOS QUE ELEVO AO ALTÍSSIMO PELO ETERNO DESCANSO DO VENERÁVEL PRELADO. MINHAS PRECES SÃO TAMBÉM DE GRATIDÃO A DEUS PELOS LONGOS ANOS DE SEU DEDICADO SERVIÇO À SANTA MÃE IGREJA, SEMPRE PAUTADO PELO ZELO APOSTÓLICO, NAS DIVERSAS MISSÕES QUE LHE FORAM CONFIADAS COMO BISPO DE TOLEDO, ARCEBISPO DE LONDRINA, SECRETÁRIO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS E, FINALMENTE, ARCEBISPO PRIMAZ DO BRASIL E PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL. COMO PENHOR DE CONSOLAÇÃO E DE ESPERANÇA NA VIDA ETERNA, ENVIO A VOSSA EMINÊNCIA E A TODOS OS QUE SE UNEM EM ORAÇÃO PELO ETERNO DESCANSO DE DOM GERALDO MAJELLA, A BÊNÇÃO APOSTÓLICA.