Papa envia mensagens pela canonização de JPII e João XXIII

Francisco expressou aos compatriotas de João XXIII e João Paulo II sua alegria ao proclamar a santidade desses dois beatos

Da Redação

JPII e João XXIII

João Paulo II e João XXII, santos da Igreja a partir deste domingo, 27 / Foto: Montagem-Arquivo

Católicos do mundo todo aguardam a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII neste domingo, 27. Neste clima de espera, o Papa Francisco enviou uma videomensagem nesta sexta-feira, 25, aos fiéis poloneses e uma mensagem para a diocese de Bérgamo, exaltando a santidade desses dois Papas que marcaram a história da Igreja.

O Papa conta que é motivo de grande alegria para ele poder proclamar a santidade desses dois beatos. De João Paulo II, ele enfatiza seus escritos e gestos, bem como o sofrimento vivido com esperança heroica, fatores que constituem ainda hoje um grande exemplo.

“João Paulo II continua a nos inspirar. Inspiram-nos as suas palavras, os seus escritos, gestos e estilo de serviço. Inspira-nos o seu sofrimento vivido com esperança heroica. Inspira-nos o seu total confiar-se a Cristo, Redentor do homem, e à Mãe de Deus”, escreve Francisco.

De João XXIII, Francisco destaca a santidade, o que ele considera um grande dom para a Igreja. O Santo Padre pede que os fiéis sempre guardem o terreno em que esta santidade foi germinada. “Um terreno feito de profunda fé vivida no cotidiano; de famílias pobres, mas unidas pelo amor do Senhor; de comunidade capaz de partilha na simplicidade”.

O Pontífice chama a atenção ainda para a grande alegria que reveste a canonização conjunta desses dois Papas. João XXIII convocou o Concílio Ecumênico Vaticano II, que abriu o caminho de uma renovação na Igreja, e João Paulo II, em um longo pontificado de quase 27 anos, levou adiante essa renovação.

“Espero que a canonização de João Paulo II, e também de João XXIII, dê um novo impulso ao cotidiano e trabalho perseverante da Igreja na vossa pátria”, escreve o Papa aos poloneses.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo