Papa envia mensagem para encontro sobre indústria mineradora

Na mensagem, destaca-se a necessidade de decisões baseadas no respeito aos direitos dos trabalhadores

Da Redação, com Serviço de Informação do Vaticano

Papa envia mensagem para encontro sobre indústria mineradoraFoi publicada nesta segunda-feira, 9, uma mensagem do Papa Francisco, enviada pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, aos participantes do dia de reflexão sobre a indústria de mineração no mundo. A iniciativa aconteceu no último sábado, 7, promovida pelo Pontifício Conselho da Justiça e da Paz.

Participaram do encontro os representantes das indústrias mineradoras mais importantes do mundo e representantes da Igreja católica que são especialistas no setor, como a Cáritas Internacional e a Oxfam América.

Cardeal Bertone escreve que o encontro tem grande importância sobretudo porque é a primeira vez que dirigentes da indústria mineradora se encontram, próximos ao Papa, para refletir sobre a importância da sua responsabilidade para com o homem e o ambiente. “A atividade extrativista, como qualquer outra atividade industrial, tem consequências ecológicas e sociais que são transmitidas de uma geração a outra”.

Na mensagem, destaca-se ainda a necessidade das decisões dessas indústrias não se basearem somente em perspectivas geológicas ou em vista do lucro, mas é inevitável considerar o contexto de solidariedade.

“Tal contexto requer, antes de tudo, que sejam garantidos aos trabalhadores os direitos econômicos e sociais, no respeito às normas e às diretrizes da Organização Internacional do Trabalho. Do mesmo modo, é indispensável que as atividades extrativistas respeitem as normas internacionais sobre a proteção do ambiente”.

A mensagem é concluída afirmando que as Igrejas locais farão certamente sua a solicitação do Pontifício Conselho colaborando com os dirigentes das empresas mineradores de forma a ajudá-los a desenvolver uma visão sempre mais completa da questão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo