SEMANA SANTA

Papa envia mensagem aos devotos de Jesus Nazareno de Sonsonate

A cidade de Sonsonate, em El Salvador, celebra 420 anos do advento da imagem de Jesus Nazareno; Pontífice exortou a contemplar a imagem e a sentir seu caminhar com o povo

Da redação, com Vatican News

Jesus Nazareno de Sonsonate / Foto: Reprodução Youtube

A Igreja local da cidade de Sonsonate, em El Salvador, está celebrando os 420 anos do advento da imagem de Jesus Nazareno. O Papa Francisco, para fazer parte da festa religiosa, enviou uma mensagem nesta quarta-feira, 27, exortando a contemplar o “rosto divino e sentir que seus pés caminham ao nosso lado”.

Na mensagem, escrita em espanhol e dirigida ao bispo de Sonsonate, dom Constantino Barrera, e a todos os devotos de Jesus Nazareno, o Pontífice agradeceu “por terem me feito participante da comemoração da chegada da imagem de Jesus Nazareno nestas terras em 1604, e por poder me unir à celebração neste dia solene de Sexta-feira Santa”.

O núncio apostólico em El Salvador, arcebispo Luigi Roberto Cona, foi quem leu a mensagem do Papa Francisco na Catedral da Santíssima Trindade em Sonsonate, onde milhares de devotos se reuniram para celebrar o jubileu e para acompanhar a tradicional procissão de Jesus Nazareno pelas ruas da cidade.

420 anos do Jesus Nazareno de Sosonate

É significativo”, escreveu o Papa na mensagem, “como o Senhor usa nossa linguagem pobre para nos trazer a mensagem divina. Ainda hoje esperamos, como fizeram nossos ancestrais há mais de 400 anos, ver a imagem de Jesus Nazareno aparecer”.

E perguntou aos devotos que vivem as procissões: o que queremos ver? Uma bela estátua? Uma valiosa obra de arte? O barulho das pessoas? Ele respondeu que “é ver Jesus chegando, evocando, de certa forma, a atitude do povo de Israel quando, na entrada de suas tendas, observavam Moisés enquanto ele ia ao encontro da Glória de Deus”.

“Como Moisés, nós também podemos subir à presença do Senhor para conversar com Ele, ‘face a face, como um homem faz com seu amigo’. Podemos fazer isso na oração, se imitarmos sua fé. Nessa oração, Moisés pediu ao Senhor algo que também nós buscamos, que “lhe fizesse conhecer os seus caminhos.”

O olhar e os passos de Cristo

O Pontífice exortou ainda a contemplar o rosto de Jesus Nazareno e a sentir seu caminhar com o povo: “Podemos contemplar esse rosto divino e sentir que seus pés caminham ao nosso lado. Essa é a promessa que Deus nos faz quando os passos do Nazareno entram em nosso bairro, atravessam nossa rua e param na porta das nossas casas. Seu olhar de amor despojado nos examina e nos questiona, como fez com São Pedro, dizendo-nos: ‘me amas?'”.

Oração por aqueles que sofrem

Por meio da mensagem, Francisco também convidou a responder ao Senhor com generosidade: “Senhor, tu sabes que eu te amo”, apesar da ingratidão e da indignidade, “pois, ao responder dessa forma, reproduzimos em nossas vidas a atitude dos israelitas, que permaneciam ‘prostrados’ diante das portas de suas tendas, quando a Glória de Deus desceu sobre eles”.

O Papa também pediu que, ao carregarem a imagem de Jesus Nazareno na procissão, rezem por seus irmãos e irmãs que sofrem: “Hoje, o Senhor vem, como todos os anos, como em todos os momentos, ao nosso encontro, sigamos Ele, carregando-o sobre nossos ombros, consolando-o na ferida aberta de nossos irmãos e irmãs que sofrem”.

“Peçamos que nos mostre como devemos “glorificar a Deus” com nossas vidas, exortou finalmente o Papa Francisco aos devotos do Jesus Nazareno de Sonsonate.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo