FIDA

Papa envia mensagem ao Fórum Internacional dos Povos Indígenas

Encontro é promovido pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e acontece de forma on-line

Da redação, com Boletim da Santa Sé

A Santa Sé publicou, nesta terça-feira, 2, a mensagem enviada pelo Papa Francisco aos participantes e organizadores do V Fórum Internacional dos Povos Indígenas promovido pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O encontro acontece de forma on-line, e tem como tema “O valor dos sistemas alimentares indígenas: resiliência no contexto da pandemia covid-19“.

Francisco expressou mais uma vez sua proximidade e o compromisso da Igreja de continuar caminhando juntos.

“Juntos para expressar nossa convicção de que a globalização não pode significar um uniformismo que ignora a diversidade e impõe um novo tipo de colonialismo.”

Meio Ambiente

O Papa salientou que o desafio é criar alternativas baseadas na solidariedade. A iniciativa é a solução para que ninguém se sinta ignorado, mas também não imponha esmagadoramente a sua própria direção, considerando-a a única correta:

“Pelo contrário, sabemos bem que, quando as diversidades se articulam e se enriquecem mutuamente, a comunhão entre os povos floresce e se aviva. Na realidade, trata-se de promover um desenvolvimento que não tome o consumo como meio e fim, mas que realmente cuide do meio ambiente, ouça, aprenda e dignifique. Esta é uma ecologia integral, na qual a justiça social se combina com a proteção do planeta. Somente com esta humildade de espírito poderemos ver a derrota total da fome e de uma sociedade baseada em valores duradouros, que não são o resultado de modas passageiras e preconceituosas, mas da justiça e do bem.”

Generosidade

Francisco desejou que o encontro dê frutos abundantes. Frutos de amor ao mundo que se quer construir juntos e que se quer entregar a quem vier depois como um tesouro, e não como um monte de desperdícios e restos.

“Prestemos atenção ao que nos beneficia a todos e será justamente isso que nos permitirá passar por este mundo deixando um sulco de altruísmo e generosidade, sem sermos feridos pela imanência terrena, devastados pelo vazio espiritual, paralisados ​​pela autorreferencialidade ou entristecidos pelo individualismo.”

Ao final, o Papa pediu a Deus que abençoe as comunidades indígenas e as do FIDA que se esforçam para ajudar aqueles que vivem nas áreas mais deprimidas do planeta, mas são agraciados pela beleza que vem de respeitar e conviver com a natureza, obra das mãos de Deus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo