Crise humanitária

Papa envia ajuda humanitária à Ucrânia neste Natal

De abril de 2014 a 1º de dezembro de 2016, o conflito na Ucrânia, que ainda continua, provocou 9.758 mortes e 22.779 feridos

Da redação, com Rádio Vaticano

ucrania_conflito_foto_ONU

Na Ucrânia, a população que mora em regiões próximas à linha de batalha dos conflitos está sem recursos para se alimentar. Foto: ANCUR / A. McConnell

Em nome do Papa Francisco, será entregue neste Natal a primeira parte das ajudas destinadas à crise humanitária na Ucrânia. Trata-se de um montante de quase 6 milhões de euros – dos 12 já recolhidos – destinado a mais de 2 milhões de beneficiários, sem distinção de religião, confissão ou pertença étnica, que vivem em particular nas regiões de Donetsk e Lugansk, Zaporizhia e Dnepropetrovsk.

Iniciativa do Papa

Depois da coleta em favor das populações atingidas pelo conflito – realizada à pedido do Santo Padre em 24 de abril de 2016 nas igrejas da Europa – o Pontifício Conselho Cor Unum coordenou a instituição de um Comitê técnico in loco, presidido pelo Dom Jan Sobilo, Bispo Auxiliar de Kharkiv-Zaporizhia, e que trabalha em contato com o Núncio Apostólico na Ucrânia, Dom Claudio Gugegorri.

Seleção de projetos

Desde o início da atividade, no mês de julho, o Comitê – com sede em Zaporizhia – selecionou e avaliou os projetos de ajuda apresentados pelos organismos de caridade cristãos e pelas agências internacionais.

O Comitê, assim, financiará 20 projetos de “larga escala” (para montantes até 250 mil euros) e 39 iniciativas “de solidariedade” (para montantes até 20 mil euros),

O valor será dividido, em colaboração com a Nunciatura Apostólica, em apoio às obras de assistência nos setores alimentar, habitacional, médico e sanitário.

Conflito na Ucrânia

De acordo com um recente relatório do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR), o conflito, que ainda continua, de abril de 2014 a 1º de dezembro de 2016, provocou 9.758 mortes e 22.779 feridos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo