Dia Mundial do Refugiado é celebrado anualmente em 20 de junho; Papa convida a enfrentar, juntos, o problema do acolhimento
Da Redação
O Papa Francisco recorda o Dia Mundial do Refugiado nesta terça-feira, 20, com uma mensagem em seu twitter. Essa é uma das temáticas que tocam o coração de Francisco e sobre a qual ele tem se debruçado ao longo de seus 10 anos de pontificado.
“Vendo Cristo presente em tantos desesperados que fogem de conflitos e alterações climáticas, é preciso enfrentar o problema do acolhimento sem desculpas e sem demora. Vamos enfrentá-lo juntos, porque as consequências se repercutem sobre todos. #WithRefugees”.
Em maio deste ano, o número de pessoas que foram forçadas a abandonar as suas casas chegou a 110 milhões. Isso principalmente em virtude do número de pessoas que tiveram que fugir da violência do conflito no Sudão, na África. Os números constam do relatório “Tendências Globais do Deslocamento Forçado”, divulgado no último dia 14.
Leia também
.: Francisco lembrou que migrantes são pessoas, não números, diz padre
O Dia Mundial do Refugiado é uma data internacional criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta é homenagear as pessoas refugiadas em todo o mundo. Celebrada anualmente em 20 de junho, a data celebra a força e a coragem das pessoas que foram forçadas a deixar seu país de origem em razão de conflitos ou perseguições.
Em 2023, o tema do Dia Mundial do Refugiado é “Esperança longe de casa: Por um mundo inclusivo com as pessoas refugiadas”. A temática se concentra no poder da inclusão e nas soluções para as pessoas refugiadas.