Audiência

Papa encoraja bispos do Maranhão em suas missões

“Escutamos a sua palavra que nos orienta, dá ânimo e fortaleza, principalmente para continuarmos a nossa missão no Maranhão junto aos últimos, aos mais pobres”, afirma Dom Valentim Fagundes, bispo de Balsas

Da redação com Vatican News

Bispos reunidos em torno do Papa Francisco no Vaticano em partilhas e diálogos/ Foto: Reprodução Vatican News

O Papa Francisco recebeu, nesta quinta-feira, 2, os bispos do Regional Nordeste 5 da CNBB, que corresponde aos representantes do Maranhão. Desde o início da semana, eles estão em visita ad Limina Apostolorum no Vaticano. Como nas outras audiências com os brasileiros, o Pontífice deu grande abertura para perguntas e testemunhos.

O arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, afirmou que o encontro foi um diálogo de mais de duas horas, com muita franqueza e amizade, “num verdadeiro encontro do Apóstolo Pedro com os demais apóstolos”. “Ele é um santo vivo. Um Espírito de Deus, Pentecostes acontecendo na Igreja de Jesus Cristo. Somos muito gratos ao pontificado do Papa Francisco.”

Inicialmente, Dom Gilberto introduziu o grupo, repassando as preocupações e dificuldades da Igreja no Maranhão, assim como as esperanças e o compromisso dos bispos diante do Povo de Deus e àqueles que mais sofrem.

Francisco recebe obra com azulejos de São Luís

O presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB e bispo da diocese de Coroatá, Dom Sebastião Bandeira, compartilhou o mesmo sentimento ao descrever a audiência com Francisco como “muito edificadora” para o ministério episcopal. Da parte brasileira, veio a demonstração de “comunhão ao Papa, aos seus gestos, às palavras, à mensagem, ao projeto de Igreja que tem sempre incentivado a todos nós”.

Leia mais:

.: Papa recebe bispos do Rio Grande do Sul em visita Ad Limina

.: Bispos da CNBB nordeste 2 dão início à Visita ad Limina

Na semana passada, o Pontífice ganhou um pandeiro dos bispos da Bahia e do Sergipe em sinal da alegria do Evangelho e da Igreja do Regional Nordeste 3. Desta vez, o Papa foi agraciado pelos bispos do Maranhão com um quadro produzido com os tradicionais azulejos de São Luís, como explica Dom Sebastião. Com grande influência portuguesa, a “Cidade dos Azulejos”, como é conhecida, preserva o maior aglomerado urbano de azulejos dos séculos XVIII e XIX de toda a América Latina, já tendo o centro histórico reconhecido como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

“Oferecemos ao Papa um quadro da pessoa dele, pintado em azulejos, referindo-se a São Luís, que é a cidade dos azulejos coloridos; e o volume dos sermões do Padre Antônio Vieira, onde ele fala o famoso sermão aos peixes, numa época em que Antônio Vieira denunciava as injustiças dos grandes lá no Maranhão e que, muitas vezes, não era ouvido.”

O testemunho dos que encontraram o Papa

O bispo de Balsas e referencial regional para a Ação Missionária, Dom Valentim Fagundes, também compartilhou a sua impressão sobre a audiência com o Papa. Ele a descreveu como um “encontro impactante” e de encorajamento para continuar a missão junto aos últimos. 

“Muito importante e muito impactante o encontro com o Papa Francisco. Escutamos a sua palavra que nos orienta, dá ânimo e fortaleza, principalmente para continuarmos a nossa missão no Maranhão junto aos últimos, aos mais pobres. Saímos daqui com o coração ao alto para podermos seguir. Fomos confirmados naquilo que estamos fazendo e sendo em nossas dioceses: continuar a evangelização a partir dos mais fracos e em defesa da vida e da natureza.”

O bispo da Diocese de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes, contou que o Papa abordou vários argumentos com os bispos, como o dos sacramentos, da família e da criatividade na Igreja, sempre num “espírito fraterno e de muita alegria”, numa “expressão de sinodalidade”. Os bispos do Maranhão sentiram em Francisco o apoio para prosseguir evangelizando junto aos mais vulneráveis, inclusive diante das dificuldades impostas pelas diversas realidades no Maranhão. 

“Destacamos os grandes desafios que nós enfrentamos com as comunidades indígenas, os povos tradicionais, as comunidades de pescadores e de quebradeiras de coco, então, fomos assim destacando o avanço do agronegócio que vai cada vez mais empurrando as nossas comunidades. Nós colocamos todas essas preocupações e ele ouviu atentamente, manifestou o seu apreço em nos ajudar a caminhar nessas realidades.”

Por fim, o bispo de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, resumiu o encontro com o Papa Francisco desta quinta-feira, 2, o ponto alto da visita ad Limina ao Vaticano que termina no sábado, 4, com uma visita ao Colégio Pio Brasileiro em Roma. 

“Sentir a sua santidade, a sua paternidade, a sua palavra de ânimo e coragem para seguirmos adiante, evangelizando, fazendo o bem, espalhando a paz.”

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo