Missão do bispo

Papa encontra-se com novos bispos: “não sejam 'bispos de aeroporto' ”

Em encontro no Vaticano, Francisco exortou pastores a estarem sempre próximos do rebanho

Jéssica Marçal
Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa encontra-se com novos bispos: “não sejam bispos de aeroporto”Reflexões e conselhos sobre como um bispo deve conduzir a vida pastoral de sua comunidade. Esta foi a essência do encontro do Papa Francisco nesta quinta-feira, 19, com os novos bispos que participam de uma reunião no Vaticano. A proximidade ao “rebanho” foi um dos pontos enfatizados pelo Santo Padre.

“Evitem o escândalo de serem ‘bispos de aeroporto!’. Sejam pastores acolhedores, em caminho com o vosso povo, com afeto, com misericórdia, com doçura e firmeza paterna, com humildade e discrição, capazes de olhar também para os seus limites e de ter uma dose de bom humor”, disse.

Acesse
.: Discurso do Papa na integra

Ele voltou a afirmar que o pastor precisa sentir “o cheiro das ovelhas” e estar com os ouvidos abertos para escutar suas vozes. Esta presença, disse o Papa, é algo que o próprio povo pede e precisa para viver e respirar. “Presença pastoral significa caminhar com o Povo de Deus: à frente, indicando o caminho, em meio, para reforçar a unidade”.

Francisco destacou ainda o estilo de serviço prestado ao “rebanho”, que deve ser o da humildade, da essencialidade, evitando cair no espírito do carreirismo. “Nós Pastores não somos homens com ‘psicologia de príncipes’ (…) O anúncio da fé requer conformidade da vida àquilo que se ensina. Missão e vida são inseparáveis”.

O Papa dirigiu, então, um pensamento especial aos sacerdotes, definidos por ele como colaboradores indispensáveis para procurar conselhos e ajuda, de quem tomar conta como pais, filhos e amigos.

“Entre as primeiras tarefas que vocês têm está o cuidado espiritual do presbitério, mas não esqueçam as necessidades humanas de cada sacerdote, sobretudo nos momentos mais delicados e importantes de seu ministério e da sua vida. Nunca é tempo perdido aquele passado com os padres”.

Concluindo o encontro, Francisco aproveitou a presença de dois bispos sírios para reforçar as orações pela paz na Síria. “Paz pela Síria, pelo Oriente Médio, paz para o mundo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo