Papa em Sarajevo: Vaticano divulga programação da viagem

Após 18 anos, a capital da Bósnia, Saravejo, receberá a visita de um Papa; a viagem acontecerá no dia 6 de junho

Da Redação, com Rádio Vaticano

A capital da Bósnia, Sarajevo, será destino da próxima viagem do Papa Francisco. A cidade aguarda o Pontífice no dia 6 de junho. Nesta terça-feira, 14, o programa da visita foi divulgado.

O avião do Papa decolará do Aeroporto Internacional de Roma, Fiumicino, às 7h30 (hora local, 2h30 em Brasília). A acolhida oficial no aeroporto de Sarajevo acontecerá uma hora e meia depois. Às 9h30 (4h30 em Brasília)terá início a Cerimônia de Boas Vindas no Palácio Presidencial com uma visita ao presidente da República.

A seguir, está previsto um encontro com as autoridades, no qual o Papa fará seu primeiro discurso. Às 11h (6h em Brasília), o Santo Padre celebrará a Santa Missa no Estádio Koševo. Ao final, Francisco encontrará os Bispos da Bósnia Herzegóvina na Nunciatura Apostólica.

À tarde, estão previstos mais três discursos do Papa. O primeiro será no encontro com os sacerdotes, religiosos e religiosas na Catedral, o segundo será proferido durante o encontro Ecumênico e Inter-religioso, no Centro Internacional de Estudos Franciscano.

Por fim, o Papa falará aos jovens no Centro “João Paulo II”. Às 19h45 (14h45 em Brasília) está prevista a cerimônia de despedida no aeroporto, com previsão de chegada às 21h20 (hora local, 16h20 em Brasília) em Roma.

Retorno de um Pontífice

Será a primeira viagem papal a Sarajevo em 18 anos. O Papa João Paulo II visitou a cidade devastada pela guerra, em 1997, e pediu um maior diálogo entre bósnios muçulmanos, croatas católicos e ortodoxos sérvios. Em 2003, São João Paulo II voltaria ao país para visitar a região de Banja Luka.

Francisco vai encontrar um país que ainda está procurando a unidade necessária para enfrentar grandes problemas sociais e políticos, como os elevados índices de desemprego, a corrupção e a profunda polarização.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo