CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA

Papa elogia explicação do Cardeal sobre documento de reforma da Cúria

Francisco assina o prefácio do livro-entrevista ao cardeal Rodríguez Maradiaga sobre a constituição apostólica “Praedicate Evangelium”, publicado por “Publicaciones Claretianas”

Da redação, com Vatican News

Dom Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, coordenador do Conselho de Cardeais / Foto: Reprodução Youtube

O Papa Francisco escreveu o prefácio do livro-entrevista sobre a “Praedicate Evangelium” de autoria de Fernando Prado. Trata-se de uma conversa com o arcebispo hondurenho de Tegucigalpa, cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, coordenador do Conselho de Cardeais, sobre a nova Constituição apostólica.

No texto, o Pontífice ressalta que “desde o Concílio Vaticano II, a Igreja católica procedeu a várias reformas da Cúria Romana procurando adequá-la às necessidades dos tempos, da vida eclesial e da recepção do próprio Concílio, que continua sendo a bússola”.

Segundo Francisco, “durante as Congregações Gerais que precederam o último Conclave, entre as muitas recomendações, o novo Papa foi fortemente convidado a implementar uma nova reforma da Cúria. Foi visto como algo urgente e necessário. Essa reforma veio de lá. Naquele momento, eu mesmo ousei fazer algumas recomendações, pensando que outro teria de realizá-las. Mas as coisas aconteceram de forma diferente”.

O Papa agradece em particular ao cardeal Rodríguez Maradiaga por seu constante serviço à Sé de Pedro, e o parabeniza por esta entrevista. “Creio que nela se revela adequadamente o significado e o processo deste trabalho meticuloso e decisivo de revisão e proposta”. Segundo Franciso, a entrevista “mostra que a reforma da Cúria é mais do que a constituição apostólica. Praedicate Evangelium é uma das dimensões da reforma. É de se esperar que tudo o que esta constituição contém se torne cada vez mais evidente à medida que for sendo aplicada e colocada em prática. Muitas das novidades que aparecem na Constituição apostólica já foram introduzidas nos primeiros anos do presente Pontificado e deram frutos satisfatórios. Outros darão frutos no devido tempo”.

De acordo com o Papa, “as reformas nas estruturas e na organização são necessárias, sem dúvida, mas o que é realmente importante é a renovação das mentes e dos corações das pessoas. Todos nós somos chamados a arregaçar as mangas. E não nos esqueçamos que as leis e os documentos são sempre limitados e quase sempre efêmeros. Outros tempos virão. Outras circunstâncias darão ao mundo uma nova cor… E a Igreja, em seu diálogo constante com o mundo, com um pé firmemente plantado em suas origens e fiel à Tradição, adaptará mais uma vez sua vida e suas estruturas humanas às mutáveis condições dos tempos”.

“Assim, a Igreja continuará oferecendo o Evangelho ao mundo de uma nova forma. Esta é a nossa condição, pois acreditamos que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre”. Assim, nós fiéis de hoje passamos o bastão de revezamento para as gerações futuras”, conclui o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo