Esforços pela paz

Papa e Justin Welby expressam intenção de visitar juntos o Sudão do Sul

Visita deve ser realizada se a situação política no Sudão do Sul permitir um governo transitório de unidade nacional nos próximos 100 dias

Da Redação, com informações da Santa Sé

Papa e Justin Welby reunidos no Vaticano / Foto: Vatican Media

O Papa Francisco e o Primaz da Igreja Anglicana, Justin Welby, arcebispo de Cantuária, manifestaram a intenção de visitar, juntos, o Sudão do Sul, informou a sala de imprensa da Santa Sé. Eles tiveram um encontro no Vaticano na tarde desta quarta-feira, 13.

Ao término do encontro, eles concordaram de realizar a visita conjunta se a situação política no país permitir o estabelecimento de um governo transitório de unidade nacional nos próximos 100 dias, quando expirar o acordo firmado nos últimos dias em Entebbe, Uganda.

Na visita ao Papa Francisco, o arcebispo de Cantuária estava acompanhado do arcebispo diretor do Centro Anglicano de Roma, Ian Ernest, que também é representante da Comunhão Anglicana junto à Santa Sé.

Segundo o comunicado emitido pela Santa Sé, o encontro abordou condição dos cristãos no mundo e algumas situações de crise internacional, com particular referência à dolorosa realidade vivida no Sudão do Sul.

Apelo do Papa no Angelus

Após a oração mariana do Angelus do último domingo, 10, o Papa Francisco fez um novo apelo pela paz no país africano. O Pontífice convidou todos os protagonistas do processo político nacional a buscar aquilo que une e a superar aquilo que divide, em espírito de verdadeira fraternidade.

“O povo sul-sudanês sofreu muito nos últimos anos e espera com grande esperança um futuro melhor, sobretudo o fim definitivo dos conflitos e uma paz duradoura”, disse o Papa na ocasião, fazendo apelo para que os responsáveis busquem o bem da nação e para que a comunidade internacional não deixe de acompanhar o Sudão do Sul no caminho de reconciliação nacional.

Retiro realizado no Vaticano

A partir de uma proposta de Justin Welby, aceita pelo Papa Francisco, autoridades civis e eclesiásticas do Sudão do Sul se reuniram na Casa Santa Marta, no Vaticano, em abril desse ano para dois dias de retiro espiritual.

Por parte das autoridades civis, participaram os membros da presidência do Sudão do Sul; por parte
das autoridades eclesiásticas, participaram membros do Conselho das Igrejas do Sudão do Sul. Ao final do encontro, eles participaram de uma audiência com o Papa Francisco, que pediu: “Imploro que o fogo da guerra se apague uma vez por todas, que possam voltar para suas casas e viver em serenidade”.

Na ocasião, Francisco dirigiu aos participantes um discurso articulado, em que fez uma forte exortação aos líderes sul-sudaneses a buscar aquilo que os une, a começar pela pertença ao mesmo povo, e a superar tudo aquilo que os divide. 

O encontro foi marcado ainda por um gesto significativo por parte do Santo Padre: Francisco inclinou-se para beijar os pés dos líderes do país reunidos para a iniciativa de paz. O Papa beijou os pés do presidente da República Salva Kiir Mayardit e dos vice-presidentes-designados presentes, entre os quais Riek Machar e Rebecca Nyandeng De Mabior.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo